A rede de supermercados Pão de Açúcar implantou, como projeto piloto, um caixa informatizado que integra soluções das empresas Itautec e NCR. Trata-se do auto-caixa, um terminal amigável e auto-explicativo em que o consumidor faz a leitura do código de barras das mercadorias adquiridas, efetua o pagamento, através de cartões de débito, crédito, Multicheque ou Multialimentação, e finaliza a compra, recebendo o cupom fiscal emitido pelo equipamento. O objetivo da rede é facilitar a vida dos clientes que já utilizam o caixa-rápido, reservado para compras com no máximo 15 volumes.
Nos supermercados em todo o mundo, o auto-caixa já é uma realidade e faz parte do dia-a-dia dos consumidores. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma em cada quatro lojas possui o equipamento e 50% dos consumidores utilizam a tecnologia do auto-atendimento. Pesquisas americanas apontam que, em menos de 10 anos, 90% dos caixas dos supermercados daquele país serão de auto-serviço.
O auto-caixa é composto por um leitor de código de barras biótico, responsável pelo registro das mercadorias, e por uma leitora de cartões acompanhada por um monitor, em que o cliente efetua o pagamento das compras. “Esse serviço coloca a rede Pão de Açúcar em uma posição de vanguarda em inovações tecnológicas pensadas para facilitar a vida dos clientes”, afirma Silvio Laban, CIO do Grupo Pão de Açúcar.