A Stefanini aposta em soluções que promovam uma participação mais ativa e interativa do cidadão junto ao Governo, e lança um framework denominado Stefanini Smar iGovernment Model, que reúde desde ferramentas voltadas para canais digitais, engajamento social, até soluções transformadores.
O objetivo foi criar uma oferta aderente às novas formas de conhecimento e às novas maneiras de se relacionar, exigidas pelo cidadão moderno, chamado de Cidadão 2.0. A ferramenta tem a finalidade de promover o engajamento dos cidadãos com os serviços públicos e aumentar sua satisfação com o Governo, por meio de soluções economicamente competitivas e produtivas.
De acordo com Flávio Júlio, responsável pela vertical de Governo da Stefanini, o perfil da sociedade brasileira tem mudado significativamente, o que demanda a necessidade por melhorias nos serviços públicos. “À medida que aumenta o acesso da população a ferramentas sofisticadas de colaboração e articulação social disponíveis na web, aumenta a velocidade com que as informações são repassadas ao cidadão. Novas formas de trabalho e habilidades deverão ser desenvolvidas pelo poder público para atender ao cidadão 2.0: em rede, interativo e participativo, conectado a novas formas de conhecimento e a novas maneiras de se relacionar”, explica o executivo.
O framework pode auxiliar o Governo no estabelecimento da governança e em uma plataforma de dados governamentais abertos para promover um canal de transparência participativa e colaborativa com os cidadãos. Nessa plataforma, os cidadãos podem acessar dados e contribuir até mesmo com o desenvolvimento de aplicativos, incrementando o engajamento social, o valor das informações, transparência e visibilidade dos serviços públicos.
Entre os principais desafios, Breno Barros, executivo de pré-vendas global da Stefanini, afirma que o Governo precisa ser proativo na entrega de serviços públicos digitais para os cidadãos. “A adoção em massa das tecnologias e dispositivos digitais é essencial para a produtividade e progresso. Entendendo isso, o Governo pode se posicionar melhor e gerar impactos positivos para a sociedade, economia, segurança e saúde, dentre outros setores”, garante.
Principais funcionalidades do Stefanini Smart iGovernment Model
MULTICANAIS DIGITAIS
Mobilidade: Ajuda o cidadão a buscar a qualquer hora e qualquer lugar os serviços públicos oferecidos;
Portais Personalizados: Oferecer um único ponto de acesso para todas as partes do governo, em um mesmo portal, com apresentações personalizadas para cada cidadão por meio de seu perfil social digital;
Atendimento Chatterbot: Com as informações contidas nos portais e aplicações internas do governo, é possível gerar um atendimento de dúvidas, solicitações e reclamação, de forma automática, inteligência, instantânea, 24×7, para os cidadãos por meio de qualquer canal;
ENGAJAMENTO SOCIAL
Monitoramento de Redes Sociais: Entender quem são os cidadãos, suas necessidades, seus interesses, sentimentos, são fundamentais para oferecer serviços que agregam valor;
Ferramentas de Colaboração: Oferecer apenas informações institucionais, não atrai o cidadão moderno. Eles querem colaborar com o governo. Sentirem que estão “em casa”. Assim, o desenvolvimento de soluções que permitem colaborar com eles por meio de mídias sociais, promoverá a transparência, trará sua confiança e proximidade;
Marketing Social: A informação muitas vezes não chega aos cidadãos pelo fato de os canais de divulgação não serem efetivos no mundo moderno. Isso gera inclusive, falta de conhecimento sobre seus direitos. Assim, o desenvolvimento de soluções de marketing digital por meio de redes sociais, é fundamental para que a informação chegue aos cidadãos;