O que você deseja ver no novo filme da Pepsi? Foi com essa pergunta feita a consumidores de todo o mundo que a marca de refrigerantes criou a nova campanha publicitária. A Pepsi imprimiu um conceito de co-participação de jovens dos quatro cantos do planeta na produção da nova estratégia de comunicação, criada pela BBDO e adaptada no Brasil, pela Almap.
Tendo como ponto de partida uma paixão, o futebol, equipes da Pepsi munidas de uma câmera, abordaram aleatoriamente jovens ingleses, brasileiros, franceses, chineses, russos, mexicanos e espanhóis e pediram que os mesmos criassem roteiros para o novo comercial estrelado por David Beckham, Thierry Henry, Ronaldinho, Leonel Messi, Cesc Fabregas e Frank Lampard. Uma das idéias surgiu do jovem paulistano Pedro Moraes Ferrera, que não só contribuiu com o fechamento do roteiro, como se inseriu no mesmo. É o único co-autor do mundo que participa efetivamente do filme.
Histórias surreais começaram a surgir na tela. Por isso não estranhe ao ver o galã David Beckham encarnar uma espécie de Indiana Jones e se surpreender com o francês Henry na pele de um espião internacional semelhante a James Bond. Ou ainda assistir ao Ronaldinho Gaúcho mostrar os dotes como um surfista e Messi ganhar ares de um astronauta intergaláctico. Enquanto isso Lampard incorpora um samurai e Fabregas um músico. Os co-autores narram as aventuras dos guerreiros e ficam isolados num canto da tela, como nas transmissões esportivas. Além do filme, que estréia no próximo dia 27 de abril, a campanha publicitária contempla anúncios teasers para jornais e revistas, ações promocionais e spots para rádios.
Para dar continuidade ao conceito de co-criação do consumidor, a Pepsi Brasil criou uma ação promocional onde os consumidores terão a mesma experiência de fazer parte da mega produção. Uma equipe de promotores em van estilizada e adaptada como um mini-estúdio de edição, irá convidar o público a participar de uma ‘brincadeira’, que o tornará protagonista de filmes com o jogador favorito. Os consumidores serão gravados, os vídeos editados e inseridos no filme, contracenando com os ídolos. A gravação dura apenas alguns minutos e o público recebe um CD com o filme para guardar de recordação, mostrar aos amigos, colocar no Orkut, Youtube, etc.
Um concurso cultural também irá presentear os consumidores de Pepsi com um exclusivo MP5, equipamento que funciona como câmera fotográfica, filmadora, gravador de voz, MP3 Player, editor de textos e pen drive. Para participar da ação “Criar Muito”, basta criar uma cena de futebol com seu ídolo, preencher um cupom que estará disponível nas lojas participantes e torcer. O concurso acontecerá em 200 lojas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Norte.