Pequeno varejo tem queda no faturamento



Os pequenos lojistas da capital paulistas começaram o primeiro semestre com um desempenho ruim, segundo apurou a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Em julho, o setor registrou queda de 4,1% no seu faturamento real, na comparação com o mesmo período de 2006. No ano, o pequeno varejo acumula desempenho negativo de 1,9%. Dentre os 7 setores analisados, apenas as lojas de vestuário, tecidos e calçados, e de móveis e decorações tiveram resultados positivos.


Conhecido por ser um período de liquidações de queima de estoques, em julho as lojas de vestuário, tecidos e calçados tiveram crescimento de 13,1% ante ao mesmo mês do ano anterior – o melhor resultado da PCPV. No acumulado do ano, o grupo acumula alta de 12,1%. Também registrou aumento nas vendas o grupo de lojas de móveis e decorações. Em julho a elevação foi de 9,3% em relação a julho do ano passado. Quando se observa o resultado acumulado o crescimento é ainda maior (12,5%).


Já as Lojas de Autopeças e Acessórios registraram a maior queda da PCPV, 22% em relação a julho de 2006, e acumula no ano queda de 14,8%. O grupo de Alimentos e Bebidas registrou queda de 19,8% em julho, no contraponto ao mesmo período de 2006. Em 7 meses as vendas recuaram 15,4%. As Farmácias e Perfumarias também tiveram um mal desempenho. Em julho a queda foi de 14,6% na comparação com o mesmo período de 2006, enquanto no ano chegou ao resultado negativo de 5,4%.


As Lojas de Eletroeletrônicos acumularam queda de 12,3% no seu faturamento real em julho, na comparação com julho de 2006. No acumulado do ano, a redução chegou a 6,5%. Também as Lojas de Material de Construção registraram queda de 7,5% no faturamento real em julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2007, o setor registra baixa de 7,2%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima