Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México possuem juntos 41,9 milhões de internautas, que navegam ao menos uma vez por mês com freqüências diferentes. Juntos esses países representam 91% do PIB e 87% da população total na região. O Brasil responde por 46% destes internautas; o México, por 22%; a Argentina, por 17,3%; a Colômbia, por 11,3%; e o Chile, por 3,4%. As informações fazem parte do Web Latam, o primeiro estudo do Ibope Media Information que mapeia a Internet na região.
O objetivo do relatório, de acordo com Fábia Juliaz, diretora de negócios do Ibope Media Information, é fornecer elementos para análise e compreensão do panorama digital da região, além de apoiar a construção de estratégias no meio. O Web Latam apresenta dados relacionados à navegação, sexo, faixa etária, nível sócio-econômico, escolaridade, exposição à mídia, locais e horários de acesso e as principais atividades realizadas nos países analisados. “O estudo é composto por capítulos de mesma estrutura de informações por país, o que permite comparações eficazes, apontando dificuldades e oportunidades comuns, refletidas principalmente no uso da web em cada País”, afirma Fábia.
A pesquisa traz indicações sobre usuários de internet banking, compradores de eletroeletrônicos e viajantes de avião, entre outras informações. Dentre as muitas descobertas, está a de que boa parte dos potenciais compradores de carros acessam a Internet na semana, assim como a de que mais da metade dos indivíduos que viajam de avião são internautas freqüentes.