Pesquisa aponta alta nos investimentos em telecom para 2002

0
1

A IDC Brasil conclui o estudo Retail and Wholesale Segments Investments Perspectives 2002, que avalia os investimentos em TI previstos pelas empresas de atacado e varejo para este ano. A pesquisa foi elaborada com base em entrevistas feitas com 100 empresas de grande porte de ambos os setores. De acordo com o estudo, parte considerável dos orçamentos será destinada aos serviços de telecom.

Embora 55% das empresas não alteraram suas estratégias de investimentos em 2001, 17% das companhias de atacado adiaram para este ano os investimentos em TI planejados em 2001, índice que aumenta para 35% no caso do setor varejista. O crescimento do investimento médio em TI esperado para 2002 é de 18%, sendo a maior parcela destinada a softwares, principalmente aplicativos como ERP, CRM, Supply Chain e comércio eletrônico. Em seguida aparecem os investimentos em hardware e serviços profissionais de TI.

Outra conclusão da pesquisa é que o número de transações feitas com fornecedores via web também deve crescer em relação a 2001. Apenas 2,9% dos atacadistas realizaram transações eletrônicas com fornecedores no ano passado. A expectativa para este ano é que esse índice aumente para 19,8%. Já para o setor varejista, espera-se que o volume de transações eletrônicas aumente dos 5% realizados em 2001 para 19% em 2002.