“Hoje, muitas empresas estão se perdendo por não entenderem como os seus clientes pensam e se comportam em relação à sua marca”, indica Fábio Fávero, responsável pelo departamento de Marketing da Golden Cargo. A resposta para tal desorientação pode estar nas redes sociais.
Com o aumento do número de pessoas contribuindo com seus dados e opiniões na internet, o marketing social gerou uma inegável transformação na maneira de atendimento do mundo corporativo. A inserção da empresa em uma mídia social pode ser uma forma eficiente de concretizar um relacionamento com o cliente.
Fávero se refere às redes sociais como importantes ferramentas para divulgar conteúdo relevante, despertando o interesse do usuário em querer conhecer a empresa e tirar dúvidas sobre determinado produto e/ou serviço. Assim, cria-se um vínculo com o consumidor, tornando possível conhecer melhor cada perfil e executar um atendimento mais personalizado.
É importante que as informações obtidas através das redes sociais sejam compartilhadas na empresa. Encaminhar tais dados aos setores de Marketing, SAC e RH é importante, uma vez que estes departamentos lidam de forma mais próxima com o cliente, participando do processo de fidelização.
A análise do perfil do cliente e sua atividade na rede possibilitam o desenvolvimento de novas estratégias de venda e atendimento. A agilidade e interatividade das redes também colaboram com a aproximação do cliente, pois possibilitam que a empresa responda dúvidas de consumidores sem precisar de formalidade e burocracia. “Manter-se próximo do cliente, com a marca sempre em evidência, com uma mensagem clara, é indispensável para a fidelização do seu público alvo”, conclui Fávero.