O preço continua sendo o fator mais importante na hora do consumidor escolher a loja em que vai comprar online, assim como no ano passado, de acordo com a sexta edição da pesquisa do Zoom, realizada com 5.369 respondentes, em parceria com a Consumoteca. Mesmo que as previsões para o cenário macroeconômico sejam positivas, as incertezas políticas e econômicas deixam os consumidores brasileiros mais cautelosos com o orçamento e cientes da importância de pesquisar preços para economizar.
O segundo item mais citado pelo e-consumidor é a experiência de compra, fator que liderava o ranking nos primeiros anos da pesquisa. Por mais que o preço tenha ocupado o primeiro lugar em 2018 e 2019, o consumidor está cada vez mais exigente com a experiência oferecida pelos mercados. Um reflexo disso é que a avaliação das lojas, em sites como o Reclame Aqui, está ganhando cada vez mais relevância no processo de decisão. Em 2018, 30% dos respondentes afirmaram que pesquisavam sobre a reputação das lojas. Nessa edição, o item ocupa o terceiro lugar no ranking, com 32% dos votos.
Além disso, o quarto lugar do levantamento também reafirma a necessidade de uma boa experiência: a classificação das lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito boa, Boa, Razoável, Ruim, etc), foi votada por 31% dos entrevistados, seguindo a mesma média do ano passado.
Para Thiago Flores, CEO do Zoom, o consumidor brasileiro está mais maduro e exige excelência em todos os serviços prestados. “Nos primeiros anos da pesquisa, questões como a confiança na entrega lideravam o ranking. Com o passar do tempo, e o amadurecimento do e-commerce, essas questões perderam um pouco de força. Atualmente, os consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a experiência oferecida pelas lojas e pesquisam bastante sobre as suas reputações, antes de finalizar a compra.”
Quais critérios são mais importantes na hora de selecionar a loja que
vai comprar online?
Característica
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2019
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2018
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2017
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2016
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2014
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2013
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Preços / pelo produto
mais barato
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48%
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49%
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32%
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37%
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32%
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19%
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Priorizo as lojas que
já tive boa experiência
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41%
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41%
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39%
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39%
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37%
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31%
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Classificação das
lojas nos comparadores de preço (Ótima, Muito Boa, Boa, Razoável, Ruim, etc)
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31%
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31%
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21%
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22%
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18%
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12%
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Vejo se tem
reclamações em sites como Reclame Aqui
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32%
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30%
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32%
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33%
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29%
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27%
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Priorizo as grandes
lojas
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25%
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24%
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32%
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37%
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32%
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24%
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Melhor forma de
pagamento
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25%
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24%
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13%
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13%
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14%
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11%
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Avaliação de outros
consumidores
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21%
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21%
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29%
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25%
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21%
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24%
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Confiança na entrega
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19%
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20%
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27%
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27%
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33%
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28%
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