Com mais de nove anos de experiência em marketing digital, a Predicta decidiu ampliar os horizontes expandindo a atuação para o mercado latino-americano. O movimento consolida o crescimento pelo qual a organização vem passando nos últimos anos. Em 2008, a consultoria contabilizou um aumento de 28% no faturamento.
Neste ano, com a expansão da empresa para a América Latina, a expectativa é alcançar a meta de 35% de crescimento. “A crise afeta da mesma forma a todo o empresariado, ou seja, aumenta o receio. Mas beneficia a quem tem a capacidade de se ajustar ao mercado”, avalia Marcelo Marzola, diretor geral da Predicta. Para o executivo, até o momento a Internet é um dos setores menos afetados pela crise, justamente por permitir um alto grau de controle dos resultados das ações de marketing digital em momentos turbulentos como o vivido atualmente.
Segundo o diretor, o movimento de expansão é um reflexo natural da evolução da Predicta. “Pela proximidade geográfica, a América Latina foi eleita para o primeiro passo na nossa internacionalização, além de ser um mercado com grande potencial de crescimento”, afirma o executivo. Dados da Global Entertainment and Media Outlook, da PriceWaterhouseCoopers, apontam que os investimentos em publicidade na Internet devem crescer globalmente 19,5% ao ano até 2012. Porém, o crescimento na América Latina deve ser maior que o da média mundial: 26,2% anuais no período, passando de US$ 581 milhões para US$ 1,38 bilhão.
Como parte de sua estratégia, na primeira fase, a empresa deve entrar no mercado para identificação de oportunidades e necessidades das empresas, para então contemplar a abertura de um escritório regional, previsto ainda para o primeiro semestre de 2009. “Acreditamos que nesse primeiro momento boa parte dos serviços podem ser realizados via nosso escritório em São Paulo”, destaca Marzola. O fechamento de um contrato com o portal Terra, que contempla a extensão para América Latina dos mesmos serviços contratados nacionalmente, marca o início das operações da consultoria.