A Ouvidoria Geral da cidade de São Paulo promoveu hoje (16/08) seu I Encontro. Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados, o evento abordou temas como canais de comunicação e melhor qualidade de vida para os munícipes. Além disso, foi apresentado um estudo realizado pela Comissão Municipal de Direitos Humanos, que mostrou que a proporção de reclamação por habitante é maior nas regiões onde há alta garantia dos direitos humanos.
Entre os palestrantes estavam José Gregori, presidente da Comissão Municipal dos Direitos Humanos, o vereador José Police Neto, Nanci Frangiotti, ouvidora geral do Município e Vera Mello, ouvidora do Metrô.
De acordo com Maria Inês Fornazaro, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/ Seção São Paulo (ABO/SP), a população que tem baixa garantia de direitos humanos não faz reclamações pela falta de informação. ” Nós identificamos que os motivos para o baixo índice de reclamação nessas subprefeituras envolvem falta de informação e acesso, além de percebermos que muitas pessoas residentes nessas regiões são clandestinas e talvez por isso não se sintam à vontade para reclamar”, explica.
Para mudar essa situação a Ouvidoria lançou o Guia do Cidadão que visa orientar e incentivar a população a reivindicar seus direitos e assim, melhorar sua qualidade de vida.