Prêmio Britcham homenageia executivas brasileiras

0
1

No início da década de 90, o percentual de participação feminina na força de trabalho era de 35,5%. Hoje, as brasileiras representam 41,4% da população economicamente ativa do País, sendo ao todo 32,8 milhões de trabalhadoras, segundo os dados mais recentes divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 1999.

Frente a essa realidade, a Britcham – Câmara Brasileira de Comércio e Indústria no Brasil – lança no dia 27 de junho, em São Paulo, o Businesswoman of the year. Trata-se de um prêmio destinado apenas às mulheres executivas, que visa homenagear e revelar ao mercado as profissionais que alcançaram maior destaque no decorrer do ano, enfatizando suas performances e os resultados gerados. O Businesswoman of the year estende-se às várias carreiras e áreas profissionais, premiando nas categorias consagradas e novos talentos.

Empresas das mais diversas áreas de atuação, estão sendo convidadas a inscreverem funcionárias – sem limite no número de participações -, apresentando um breve descritivo das funções, principais projetos e ações praticadas em 2002. A votação para a escolha das duas vencedoras, uma em cada categoria, será realizada na semana do dia Internacional da Mulher de 2003, por júri ainda em definição.

Numa análise mais microscópica do mercado, uma recente pesquisa realizada pelo grupo Catho – especializado em recolocação e seleção de executivos – aponta um gradativo crescimento da participação das mulheres também no mercado executivo, quase 20% nos últimos dois anos. A análise destaca que 10,39% das executivas ocupam cargos na presidência ou de executivo principal; 13,6% de diretoria; 15,61% de gerência; 20,85% de supervisão e 24,76% de chefia.

De qualquer forma, ainda é fato que as executivas brasileiras encontram maiores oportunidades para se destacarem em pequenas e médias empresas e enfrentam resistência para serem contratadas por multinacionais.
Baseado nesses dados e no que é visto nos escritórios atualmente, todos os indicadores apontam para o aumento feminino no campo de trabalho. Mais que assumir responsabilidades e dar conta de todos os seus serviços – soma-se aí os afazeres domésticos da chamada dupla jornada -, a mulher cumpre o seu papel para o desenvolvimento do mundo. Por isso, a Britcham destina um prêmio só a elas.

O lançamento do Prêmio Businesswoman of the Year será dia 27 de junho, no Centro Brasileiro Britânico – Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, em São Paulo, às 20 horas. Telefone (11) 3034-0460.