Os brasileiros estão priorizando suas compras no início da semana, principalmente em virtude do alto número de promoções que os canais de venda fazem nestes dias, segundo o Consumer Insight do terceiro trimestre deste ano, um estudo feito pela Kantar Worldpanel que avalia as tendências e comportamentos dos consumidores.
Esse movimento pode ser explicado também pela falta de tempo dos consumidores e por uma maior concentração de promoções, realizadas principalmente de segunda à quarta-feira, dias estes que representam 37% da preferência do brasileiro. Este número vem aumentando ao longo do tempo, pois em 2009 era de 33%. No atacarejo essa importância é ainda maior, de 68%. Já as compras realizadas nos finais de semana representam 34% e 29% preferem as quintas e sextas-feiras.
Além disso, o crescimento em valor é constante em todas as cestas se comparado janeiro a setembro de 2014 com o mesmo período do ano passado. Este aumento é reflexo das famílias que passaram a priorizar o consumo dentro do lar, a premiunização das categorias básicas, inovação em comunicação e a praticidade dos produtos. Segundo o estudo, a cesta de higiene/beleza e de limpeza se destacam por não sofrerem alteração na frequência de ida ao ponto de venda. Já a variação do ticket médio registrou aumento de 18% para limpeza e 14% para higiene/beleza. Essa mesma cesta ficou com +8% em volume médio por ocasião, enquanto a de limpeza com +7%.
Por outro lado, a cesta de alimentos foi a que mais registrou variação de frequência em idas ao ponto de venda, com menos cinco visitas. Em contra partida teve um aumento de 23% no ticket médio e 11% em produtos levados por ocasião, o que mostra que o consumidor compra mais estes produtos a cada viagem, como forma de racionalizar e otimizar a sua ida ao PDV. A cesta de bebidas, por sua vez, teve uma redução de duas idas a menos ao PDV no período, mas registrou o menor crescimento de volume consumido, com 6%, e teve uma variação do ticket médio de 20%.
Tendo em vista toda essa mudança de perfil de consumo, o atacarejo está contribuindo para o crescimento do segmento. O canal registrou um ticket médio de R$ 79,34, seguido do autosserviço, com R$ 43,65. O varejo tradicional também se destacou com maior crescimento em volume levado por viagem, 21%.
Após o período de incertezas de Copa do Mundo foi possível notar um crescimento no volume médio adquirido por ocasião de compra. A classe D/E foi a que mais se destacou nesse segmento, registrando +19%, seguida da classe A com 16% e a classe C com 12%. O levantamento mostrou também que as classes C e D/E diminuíram cerca de oito vezes a ida ao ponto de venda, enquanto a classe A diminui apenas quatro vezes. Ou seja, as classes mais baixas são as que mais impactam a queda na frequência de compra, porém aumentam o volume médio por ocasião. Na classe A, o volume médio consumido permaneceu baixo, com apenas 3%, porém registrou 16% no valor gasto de cada compra, mostrando que a classe gasta muito mais em poucos produtos.