No dia 28 de novembro, será realizada mais uma edição da Black Friday no Brasil. No ano passado, o evento movimentou R$ 424 milhões, 95% mais que em 2012, com isso, os varejistas estão otimistas e se preparam para a oferta de produtos. Por outro lado, há ainda alguns que não perceberam a necessidade de adequar seu e-commerce à capacidade de acessos para atenderem à demanda que o evento tem gerado, o que pode resultar em perdas de investimentos. Pensando nisso, a Dynatrace, plataforma de gerenciamento do desempenho da aplicação (APM) da Compuware, aponta três opções de soluções para a Black Friday 2014, que são os conceitos: Prepare-se, Monitore, Otimize.
No Prepare-se, a ideia é que a loja virtual faça um teste de carga para entender sua performance. Pela aplicação do Web Load Test 360º, é possível fazer uma análise do comportamento do site quando ele está recebendo um número intenso de acessos, ele mede o tempo de resposta e dá uma visão realista da capacidade de disponibilidade do site e o que ele está entregando ao cliente. Ainda gera relatórios com diagnóstico do caminho das transações, oferecendo recomendações para que o e-commerce ajuste as falhas para garantir a melhor experiência do cliente. Para o Monitore, o serviço denominado Black Friday Cockpit oferece apoio às empresas ao disponibilizar especialistas para monitorar a performance do site na Black Friday. Eles atuam na identificação de incidentes, como falhas, lentidão ou indisponibilidade do site, a fim de direcionar a equipe de TI na resolução do problema. Já na opção Otimize, a solução Benchmark permite comparar o desempenho do e-commerce, seja ele web ou mobile, com seus concorrentes. Essa ferramenta promove uma visão do comportamento do site, oferecendo informações relevantes sobre tempo de resposta. Além disso, os dashboards comparativos (telas com análises de performance) permite que a empresa crie campanhas de marketing embasadas no comportamento do cliente.
“Ao aplicar o Benchmark, colocamos robôs no e-commerce da empresa e essa ferramenta vai avaliar a performance da Black Friday. Depois pode mostrar como o cliente viu a performance do site durante o evento, e pode comparar com as concorrentes. Essas soluções são voltadas para a otimização dos negócios no e-commerce. O foco é deixar o site com alta disponibilidade e oferecer a melhor experiência para o cliente e aumentar a taxa de conversão em vendas”, ressalta executiva de vendas da Dynatrace, Simone Lopes.