Uma ferramenta que permite monitorar os ataques à sua rede, sem a necessidade de gastar quantias elevadas na aquisição de equipamentos específicos, está sendo lançada pela Stonesoft, fornecedora de soluções de segurança de rede, através do seu SG-TechCenter, centro técnico que oferece suporte aos clientes. O serviço de monitoramento, cujos detalhes podem ser conhecidos no hotsite da Stonesoft (www.mastersoft-tecnologia.com.br/sgtechcenter), tem um formato inédito no mercado brasileiro. “Não é uma caixa preta instalada no cliente sem acompanhamento, mas um sistema central que se comunica com os firewalls que utilizam as nossas soluções e acompanha todos os movimentos da rede”, explica Cássio de Alcântara, diretor de vendas da companhia.
O cliente adquire a solução no formato de um appliance e contrata o serviço de monitoração, permitindo que pequenas e médias empresas tenham acesso ao serviço de monitoramento que, em geral, é utilizado apenas por grandes corporações, em função do seu custo elevado. Outros serviços como monitoração de acesso web, estatísticas específicas de acesso à internet ou monitoração de servidores com aplicações especificas podem ser contratados à parte. Através desse monitoramento, a Stonesoft detecta rapidamente problemas como queda de link e falhas no equipamento e elimina a necessidade das empresas checarem os ataques, pois o próprio sistema faz esse relatório.