Qual seu papel na sociedade?

Muito se fala sobre a mudança na relação entre empresa e cliente. Afinal, ela já não é mais a mesma. No passado, o contato com o consumidor não passava do momento de escolha e compra de um produto ou serviço. A pré e a pós-venda não recebia muita atenção por parte do negócio. Porém, com o passar do tempo, o relacionamento se permitiu ser mais próximo. Hoje, as organizações se preocupam de fato com o que pensam e necessitam os consumidores e procuram a todo o momento atender a tais desejos, sem contar que os próprios clientes priorizam por aquelas que proporcionam tal zelo.
Aliás, a exigência do cliente vai além do apenas receber um bom atendimento. Ele, atualmente, vem procurado mais e mais por uma identificação de valores pela empresa, principalmente, quando o assunto envolve questões socioambientais. Ter um comportamento sustentável é algo cada vez mais difundido e buscado na sociedade, assim, também aumenta a responsabilidade para que os negócios tenham tais atitudes e consciência. “Hoje em dia, não basta uma empresa viver de seu produto e serviço e ignorar o meio na qual ela está estabelecida. Mais do que nunca elas devem ter consciência do seu papel nas comunidades e seu impacto na sociedade”, afirma Alcely Strutz Barroso, diretora de cidadania corporativa da IBM Brasil. 
Papel esse que, se antes se imaginava ser passageiro, hoje em dia vem se tornando uma necessidade para o mercado. Ainda assim, é preciso saber a forma como atuar nesse quesito, pois é preciso se tornar uma empresa do bem por realmente querer fazer a diferença e não como uma ferramenta de conquista de clientes. É essencial a transparência nas ações, caso contrário o negócio corre o risco de se tornar uma falácia para a sociedade. “A transparência hoje é um tema muito importante para o consumidor, as empresas devem demonstrar que a ética é um assunto prioritário. Iniciativas e ações que demonstrem os valores da empresa podem ajudar a conquistar consumidores. Vale salientar que é necessário ter uma atividade genuína e não somente uma campanha de marketing”, acrescenta Alcely.
Um caminho para se mostrar verdadeira com os seus valores e não como estratégia de venda é a empresa divulgar ao público os resultados conquistados através de suas ações sustentáveis, uma mensagem de orgulho para o sucesso conquistado. “Uma empresa deve comunicar o que realmente ocorre na prática e que está evidenciada em suas políticas, caso contrário será um discurso vazio. Caso a empresa não se preocupe com esse tema, ela corre o risco de frustrar seus consumidores e dependendo da indústria, perder público.” 
Para a IBM, é essencial que os seus valores sejam vividos por todos e colocados em prioridade de todas as ações da empresa. “São três valores: dedicação ao sucesso de cada cliente; inovação que faz diferença, para nossa companhia e para o mundo; confiança e responsabilidade pessoal em todos os relacionamentos”, diz a executiva. A partir deles, a empresa transfere seus conhecimentos e tecnologias para parceiros de organizações públicas e não governamentais, visando o bem-estar social. “As mudanças são efetivas, vemos organizações parceiras e clientes mais engajados com diferentes causas, como saúde, educação, preocupação com sua cadeia de valor. Parceiros de negócio criando seus próprios projetos que impactam centenas de pessoas”. Dentre os papeis que ela assume, a companhia ainda procura ser referência e criar uma motivação para que clientes e sociedade possam fazer a sua história na rede “do bem”.

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