Quando a Internet vira um problema



A eficácia sempre foi uma preocupação das empresas e, com o surgimento da Internet, o controle operacional ficou mais difícil. Os gestores passaram a se deparar com a queda da produtividade, chegando a comprometer até 30% do tempo útil do usuário. As principais causas são o uso do e-mail corporativo para fins pessoais, o bate-papo com amigos no MSN e o acesso a sites não relacionados ao trabalho. A afirmação é de Sérgio Mancera Jr., diretor da Smart Solution, que acaba de lançar uma nova versão do Smart Manager.


Trata-se de um sistema que reúne ferramentas de monitoramento, rastreamento e bloqueio de informações empresariais. “O objetivo do sistema é criar uma política do uso da Internet”, diz Sérgio, exemplificando que, no caso do e-mail corporativo, além do monitoramento constante, o sistema ainda disponibiliza uma ferramenta de bloqueio de mensagens. Durante o dia, a ferramenta cadastra, identifica e bloqueia ações de comportamento incomum, como o envio de mensagens a concorrentes. “Elas só poderão ser liberadas com a autorização de um superior”, explica.


Já para o controle do MSN, o Smart Manager estabelece regras que levam em consideração o perfil do usuário, o horário, os contatos que serão adicionados e as funções a serem liberadas ou bloqueadas. “Esta dinâmica trata os funcionários de maneira individual, liberando mais ou menos acesso conforme a necessidade de cada um”, conta o executivo.


No caso do o controle de acessos à Internet e e-mails pessoais, o sistema permite que os gestores determinem, por exemplo, que durante o horário de trabalho o usuário acesse apenas as páginas relacionadas ao seu dia-a-dia e que, na hora do almoço e fora do expediente, os demais sites sejam liberados. Usando um bloqueio por palavras-chaves, o Smart Manager impede a navegação em sites de relacionamento, como o Orkut, e páginas de conteúdos indesejáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima