Cliente tratado como rei, este é o princípio da Samba Tech, startup brasileira pioneira no mercado de vídeos on-line. Na competição com as grandes companhias do mercado, a empresa prioriza o relacionamento com o consumidor, algo que, segundo o gerente de marketing da startup, Pedro Filizzola, é o principal pilar para sustentar seu crescimento. “Você é novo e inexperiente e ainda teve clientes que apostaram em você? É essencial tratá-los muito bem, mesmo porque eles serão um dos seus principais argumentos de endosso no mercado”, afirma.
De acordo com Pedro, as startups possuem grande vantagem na aproximação com o cliente, já que o senso de urgência das pequenas empresas as tornam, muitas vezes, mais ousadas com o consumidor. “Startups tem em seu DNA o espírito de ser dinâmicas e ágeis e isso é uma vantagem frente às grandes empresas que normalmente são lentas e burocráticas”, explica. “Além disso, startups podem improvisar, bolar e executar uma ação pontual de marketing de relacionamento para surpreender seus clientes, usando algum acontecimento que virou febre na internet, por exemplo”, acrescenta.
Para chegarem até esses clientes, as startups precisam desenvolver canais de acesso a estes, “Seja por meio de Fórum, FAQ, chat online, sistema de abertura de tickets ou telefone”, define Pedro. Segundo ele, este é o maior desafio das novatas companhias, mas nada que não possa ser bem administrado, pois como acredita o executivo, quando há um fluxo de comunicação constante com o consumidor, oferecendo formas de sanar seus problemas e dúvidas, “Dificilmente um cliente vai deixar sua startup por relacionamento”, diz.
Evidenciando a importância da comunicação com o público alvo, as redes sociais são as grandes aliadas. É por meio delas que as empresas viralizam as informações. “Dentre os canais de divulgação, daria destaque para o Blog. Quando você começa a escrever e a compartilhar assuntos da sua indústria você vira referência de mercado. Dessa forma, você gera tráfego para o seu site e começa a virar fonte de consulta”, ressalta Pedro.
Na busca pela fidelização dos clientes, Pedro conclui, “Existe duas formas de prendê-lo numa empresa: vínculos estruturais e vínculos emocionais, ou seja, tecnologia ou prestação de serviço e relacionamento. Hoje a Samba trabalha bem ambos os aspectos. Falando de relacionamento especificamente, um dos nossos valores é ´Cliente na Samba é Rei´”, finaliza.
Welcome-Kit
A fim de encantar o novo cliente, a startup o presenteia com uma sacola que contém a almofadinha, “Cliente na Samba é Rei”, mais docinhos e um cartão de boas vindas. A poltrona de realeza também chama atenção aos visitantes, estes possivelmente futuros consumidores da companhia. “Tentamos sempre surpreender o cliente em todos os momentos chave do nosso relacionamento com ele”, afirma o gerente te marketing.
A fim de encantar o novo cliente, a startup o presenteia com uma sacola que contém a almofadinha, “Cliente na Samba é Rei”, mais docinhos e um cartão de boas vindas. A poltrona de realeza também chama atenção aos visitantes, estes possivelmente futuros consumidores da companhia. “Tentamos sempre surpreender o cliente em todos os momentos chave do nosso relacionamento com ele”, afirma o gerente te marketing.