Com uma nova visão de mundo, a Geração Y está gerando diversas transformações sociais, seja no mercado de trabalho, nas estruturas familiares ou na forma consumir. Por esse motivo representam grandes oportunidades e também desafios para empresas de todos os portes e segmentos. Os Millennials e os Aspiracionais, grupos pertencentes a essa geração, são 8,3 milhões de pessoas em todo o Brasil – mais do que a população da Suíça – e o que diferencia esses jovens são, principalmente, renda e moradia. É o que aponta o estudo “A Geração Y no Brasil”, realizado pela Geofusion, em parceria com a Serasa Experian Marketing Services.
Segundo a pesquisa, esses grupos têm interesses muito parecidos: são formados por pessoas com até 35 anos, em início de carreira e que prezam pela liberdade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Além disso, gastam com viagens, estudos e produtos tecnológicos; são conectados e usam celulares também para o consumo; possuem renda maior do que a dos pais na mesma idade; e têm filhos mais tarde do que a geração anterior. A grande diferença entre estes jovens está na renda: os Millennials ganham em torno de R$ 3.000,00, já os Aspiracionais, R$ 800,00.
Com menor poder aquisitivo, os Aspiracionais têm menos acesso à tecnologia, mas com os mesmos anseios dos jovens de classes mais altas. Em sua maioria, foram criados em zonas periféricas e são filhos de pais com baixa renda e escolaridade. Solteiros, cursaram até o ensino médio e moram em capitais ou regiões metropolitanas.
A Geração Y está concentrada no Sudeste (63,4%), seguida de Nordeste (14%), Sul (11,7%), Centro-Oeste (6,7%) e Norte (4,2%). Ao analisar as divisões, é possível perceber a predominância nas regiões que mais se adéquam às suas realidades financeiras. A maior parte do Millennials está concentrada no Sudeste e Sul – que apresenta melhor infraestrutura para conectividade no Brasil, reforçando a principal característica deste público: estar conectado. Já os Aspiracionais são maioria nas regiões Sudeste e Nordeste – onde as rendas familiares são mais baixas. Cerca de 30% da Geração Y vive em municípios classificados pela Geofusion como Centros Nacionais de Turismo de Negócios e Lazer, pois concentram sedes de grandes empresas, além das principais feiras e eventos do mundo corporativo.
Cidades com mais jovens da Geração Y
1 – São Paulo
2 – Rio de Janeiro
3 – Brasília
4 – Belo Horizonte
5 – Fortaleza
6 – Curitiba
7- Manaus
8 – Recife
9 – Belém
10 – Salvador
“Esta geração representa os consumidores de hoje e do futuro. As empresas precisam estar atentas às peculiaridades deste grupo, para definir suas estratégias de venda e ganhar mercado. Entender o comportamento e onde estão localizados esses jovens são passos fundamentais para estratégias bem-sucedidas”, destaca a diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, Susana Figoli. Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services, lembra que a população do país é extremamente diversificada e, para compreender grupos tão complexos como a Geração Y, é preciso lançar mão de soluções que analisam a sociedade em profundidade. “Baseando-se em dados socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, de consumo e estilo de vida, o Mosaic Brasil é capaz de gerar importantes análises que ajudam as empresas a entenderem melhor o mercado consumidor brasileiro”, afirma.
O levantamento foi pela Geofusion com dados da segmentação Mosaic Brasil. Trata-se de uma segmentação que divide a população brasileira em 11 grupos e 40 segmentos baseados em aspectos financeiros, demográficos, geográficos, de consumo, comportamento e estilo de vida.