Anualmente, a Rakuten realiza o Rakuten Expo, evento de lojas virtuais, e acontece anualmente nos países onde a empresa está presente. Em 14 de outubro, foi realizada a 3° edição do evento no Brasil, em que contou com a participação de mais de 2.100 pessoas, sendo 1300 lojistas do comércio eletrônico. Foram mais de 40 palestras e no fechamento um bate papo com Antonio Tabet, do humorístico Porta dos Fundos, falando sobre empreendedorismo na internet com humor.
Durante a coletiva de imprensa, Masatada Kobayashi, co-fundador da Rakuten, Ken Okamoto, CEO da Rakuten Brasil, Ricardo Jordão, CMO da Rakuten Brasil, e Marcelo Terrazzan, diretor comercial da Rakuten Brasil, comentaram as expectativas e mostraram que a Rakuten conseguiu dobrar a quantidade de lojas em seu marketplace Rakuten Shopping, chegando a 1200 neste ano. Dados do E-bit apontam que existem 23 mil lojas virtuais em funcionamento. Os executivos afirmaram durante a coletiva que até o ano que vem 10% dessas lojas farão parte da Rakuten. Os anúncios de novidades, lançamentos e planos para 2015 estiveram entre os destaques.
Pesquisas do setor mostram que até 30% das vendas de uma loja virtual provêm de televendas e, por isso, a Rakuten prestará esse serviço aos seus lojistas. Uma equipe própria da empresa, qualificada em atendimento ao cliente, está preparada para atender as solicitações dos consumidores, desde dúvidas técnicas sobre produtos a aconselhamento. Segundo a organização, o benefício do serviço de televendas não será apenas para o cliente, mas também para os lojistas, já que a equipe de atendimento dará feedback sobre cada compra que potencialmente poderia ter sido realizada e não foi por determinado motivo apresentado pelo cliente. Assim, os varejistas serão capazes de melhorar os pontos falhos da loja ou do produto.
No evento, ainda foi realizada a premiação das Melhores Lojas do Ano, dentre as que fazem parte do Rakuten Shopping e Rakuten Plataformas. As vencedoras nas diferentes categorias foram: Arrumare (Casa e Decoração); Sandro Mascoloni (Calçados); Criatiff (Moda e Acessórios); Dulca (Comidas e Bebidas); Corello (Melhor Desempenho Mobile); Lojas MM (Eletrônicos); Criative Cópias (Melhor Experiência do Cliente); Bridgestone (Desempenho Omnichannel); Papel na parede (Loja Revelação); Lojas MM (Destaque do Ano); Gall Moda Íntima (Melhor desempenho em loja de nicho); Sandro Moscoloni (Melhor loja do ano).