Com o objetivo de criar um sistema de controle e acompanhamento das etapas de criação de peças de marketing direto, o departamento de assinaturas da Editora Abril contratou a Officeware, empresa nacional especializada no uso da tecnologia de informação aplicada a processos de negócios. Durante cinco meses a Officeware trabalhou na elaboração do fluxo do processo que vai da elaboração do briefing, passando pela criação, arte final até a produção gráfica. Após o redesenho destas atividades, a empresa implementou o software de workflow Tibco Staffware para os usuários do setor.
“A Officeware havia sido contratada para prestar consultoria no redesenho de todos os nossos processos. Quando verificamos a necessidade de criar um workflow, optamos pela solução da empresa que já conhecia as nossas rotinas e necessidades”, afirmou Mauro Lemos, diretor de criação da área de vendas de assinaturas da Editora Abril.
A diretoria de vendas de assinaturas da Abril produz todas as peças de marketing direto atreladas à entrega das revistas. Por este motivo, eventuais atrasos no envio para a gráfica da editora acarretavam na necessidade de envio dos trabalhos para gráficas externas, o que aumentava bastante o custo de impressão. “Com a nossa solução – Job Eletrônico – foi possível aumentar o controle das etapas intermediárias para que os prazos estabelecidos possam ser cumpridos”, afirmou Alexandre Melo, diretor da Officeware.