Procurando um caminho para driblar a crise, a Rapp Brasil informou novidades na agência. A primeira é a renovação da gestão, com a escolha de dois copresidentes: André Pasquali e Ricardo Pomeranz. A segunda é a criação de uma unidade de negócios, a eComm, focada na geração de vendas de produtos e serviços dos clientes da agência pela internet. “Estamos criando a nova Rapp”, diz Pomeranz. “Temos um histórico de liderança em áreas como o CRM, marketing direto, digital. Agora, nos tornamos a agência da era digital, que atua em todos os canais. Para mantermos a liderança precisamos de mais agilidade, que é exatamente o que busca essa nova gestão.”
Pasquali ressalta que “com a copresidência, a agência reforça três pilares – o digital, a criação e o planejamento, áreas que passarão a ser mais protagonistas”. Com isso, diz, “estaremos mais próximos da operação e poderemos apoiar as áreas para que atuem de forma mais eficiente”. Ambos os copresidentes acumulam os cargos de chief digital officer e VP de CRIAÇÃO & PLANEJAMENTO, respectivamente. “Além de ser nossa expertise, são os pilares de sustentação do trabalho da agência”, adiciona Pasquali. Assim, a nova gestão da agência pretende se tornar mais estratégica e comprometida com o negócio do cliente.
Com estilos de gestão bastante semelhantes, Pasquali e Pomeranz afirmam que vão usar dados na gestão, além de manter o foco no relacionamento. “Vamos medir resultados, performance dos colaboradores e satisfação dos clientes”, afirmam ambos. De acordo com sua expertise, Pasquali lidera as equipes nas áreas de criação, planejamento e produção, e Pomeranz, nas de mídia, BI, TI e a nova unidade eComm. Atendimento e Operação – que passa a ser dirigida pelo CFO Gilson Silva – respondem aos dois.
Na contramão da crise
A Rapp Brasil investiu neste início de ano R$ 1 milhão em equipe, tecnologia e softwares para implantar a eComm. A unidade de negócios focada na venda de produtos e serviços de seus clientes pela internet. “Decidimos apostar na nova área e na ampliação destes serviços para inverter a tendência deste ano, que aponta para baixo”, diz Abaetê, Azevedo, sócio-fundador e CEO da agência, que escolheu para dirigir a eComm, Marcos Bittencourt, VP de atendimento. Cargo esse que passa a ser de Tatiana Pacheco.
Utilizando tecnologia própria local e da Rapp global, a eComm otimiza as vendas na web utilizando dados de pesquisa digital para atingir especialmente o consumidor interessado no produto ou serviço ofertado. “É uma mini-agência digital de vendas em tempo real”, diz o VP da área. Um de seus diferenciais é que o monitoramento do comportamento do consumidor garante correções de rumo de abordagem das campanhas on demand e rentabiliza as verbas do cliente.