RCS: revolução no contato com o consumidor

Autor: Marcelo Ramos
Você já ouviu falar sobre RCS (Rich Communication Services)? Trata-se de um novo padrão de mensagem por celular desenvolvido como uma evolução natural ao tradicional SMS. Dentre os principais benefícios oferecidos, estão o envio de conteúdo enriquecido (imagens e vídeos), funções de carrossel, compartilhamento de localização e muitos outros. Essa tecnologia aprimora a experiência de comunicação dos usuários e permite que as empresas enviem mensagens com características que vão além do texto, sendo mais relevantes, detalhadas e interativas para seus clientes. A experiência é semelhante à de um aplicativo, mas com a onipresença do SMS de poder ser incorporado no software do aparelho do cliente sem nenhum download.
Como exemplo, posso citar o Uber, que está testando esses serviços, exatamente com a ideia de agregar mais pessoas, principalmente as que não podem baixar aplicativos por falta de espaço, mas ainda assim querem usar os serviços de car sharing, a exemplo do Cabify.
A tendência na utilização de RCS mostra que as mensagens ocupam lugar central em nossas vidas. Seja compartilhando fotos com amigos ou enviando mensagem para um familiar querido, ou até mesmo interagindo com nossa marca favorita, tornou-se algo que não podemos viver sem. O objetivo do RCS é simples, fornecer uma experiência de mensagens mais rica, que tira proveito de todos os novos recursos que os smartphones mais recentes têm a oferecer, para proporcionar uma experiência excepcional.
No que diz respeito às funcionalidades presentes no RCS, diversas soluções são apresentadas, tais como: suporte a chatbots, failover automático por SMS, remetente verificado (logo e nome da marca), envio de fotos, vídeos e arquivos, respostas sugeridas (customizar opções predefinidas), confirmação de entrega e leitura, QR codes e ações sugeridas (URL, localização, calendário, discador).
Este novo padrão de mensagem por celular traz uma perspectiva diferenciada para a comunicação A2P. Os principais benefícios são explorar oportunidades que o SMS não era capaz (ex: suporte nível 1 para provedores de serviço, fazendo uma triagem antes de direcionar à área correta) e também aumentar a receita em outras áreas – por exemplo: em vez de monetizar um simples SMS com envio do código de rastreio de uma reserva de passagem, pode-se enviar o cartão de embarque, ou ainda oferecer produtos para o cliente, que, por meio do carrossel, pode “rodar” as opções e selecionar o que lhe interessa. Tudo isso melhora a experiência do consumidor, reduzindo custos de operação para as empresas e aumenta a receita para as operadoras.
A área de atuação da solução é muito ampla, no entanto, o destaque fica direcionado para os setores de varejo, finanças e viagens. No varejo, o envio de comprovantes, promoções e produtos sugeridos (função carrossel); nas finanças, notificação de saques, informação sobre a agência mais próxima e oferta de produtos (cartões, empréstimo, seguro), e nas viagens, confirmação de reservas, lembrete de check-in, cartão de embarque. Contudo, há a possibilidade de ascensão dos setores de educação e saúde, além do e-commerce e de diversas outras empresas com negócios online por meio da tecnologia e implantação do Rich Communication Services.
Marcelo Ramos é Regional Manager – South Latam na Infobip.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima