Em uma pesquisa realizada pela Oh! Panel, encomendado pelo MercadoLivre em seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru) foi identificado que as redes sociais influenciam na decisão de compras dos consumidores.
O levantamento conversou com 1.258 pessoas, em que 58,9% dos entrevistados buscam informações sobre produtos e serviços em mídias como Facebook, Orkut e Twitter antes de efetuar sua compra. Este número é ainda mais expressivo entre os brasileiros, superando 61,4% – o maior índice entre todos os países que participaram do levantamento
Além disso, 71,4% afirmam ter encontrado comentários e recomendações de marcas, produtos ou serviços que gostariam de adquirir nas redes sociais. Para 79% dos colaboradores assumiram confiar mais nas informações postadas por amigos, enquanto 72,8% disseram confiar mais na opinião dos amigos do que na dos especialistas.
Para as empresas as redes sociais representam uma oportunidade de criar vínculo e fidelização com o seu público. Quatro em cada dez entrevistados afirmavam seguir alguma marca nesses canais. Isso porque os consumidores desejam conhecer novos produtos e serviços (78,6%) ou encontrar ofertas (74,7%). Entre os brasileiros, 81% estão atentos a produtos e serviços, e 76,6% em produtos com descontos especiais.