Com o objetivo de qualificar os profissionais da área técnica, a Relacional, empresa de consultoria e serviços de TI, adotou o Certificado de Profissional de Gerenciamento de Projetos – o PMP (Project Management Professional). Para obtenção do certificado, conferido pelo PMI (Project Management Institute), os profissionais passam por um período de treinamento e estudos e por uma avaliação no final de todo o processo. Geralmente, a preparação é realizada em centros especializados, mas a Relacional montou um grupo de estudos dentro da sua sede, no Rio de Janeiro.
Ao todo foram 44 horas de curso, divididas em sessões semanais com exercícios simulados, teóricos e práticos. O último passo foi um exame de múltipla escolha, concebido para medir o nível de conhecimento em Gerenciamento de Projetos. A primeira turma certificou sete gerentes – um índice de aprovação de 100%. A obtenção do certificado não está condicionada apenas aos conhecimentos específicos em projetos, mas também a um código de conduta profissional. O grupo foi orientado pelo gerente de projetos da Relacional Carlos Quintanilha, certificado pelo PMI em 2004. “A participação dos profissionais selecionados foi surpreendente. Eles se dedicaram o tempo todo. Estudavam previamente e vinham preparados para as aulas. Isso foi importante para o resultado obtido”, opina Quintanilha.
A adoção da certificação PMP é mais uma iniciativa da Relacional no sentido de elevar a qualidade e padronizar os processos e produtos, a exemplo do CMMi nível 2 e ISO 9001 obtidos recentemente. A vice-presidente da empresa, Elaine Duarte Nunes explica que as certificações tornaram-se um diferencial estratégico de mercado. Para participar de algumas concorrências, é preciso contar com profissionais treinados e alinhados com as melhores práticas. Além disso, ao incentivarmos este tipo de projeto, nossos colaboradores sentem-se mais motivados”, declara.