A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) conduzirá a necessidade de relacionamento entre dispositivo e usuário em 20% das novas implementações de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) até o final de 2016, de acordo com o Gartner Inc. A Internet das Coisas tem apresentado novos conceitos para gerenciamento de identidade, desde que cada dispositivo interagindo com os usuários tenha uma identidade e usuários e dispositivos podem ter relações complexas já definidas.
“A IAM, como foi definida, irá bifurcar, com o gerenciamento de identidade assumindo um papel de gerenciamento de relação de entidade mais amplo e o gerenciamento de acesso assumindo um papel de execução de relação maior que substitui ou suplementa a política de autenticação e aplicação da autorização”, diz Earl Perkins, vice-presidente de pesquisas do Gartner. “Autorização e autenticação tradicionais para identidades de usuários continuarão a incluir dispositivos e serviços, mas também irão incorporar necessidades de comunicação máquina a máquina, expandidas nos momentos de expansão dos negócios digitais. Softwares e sistemas embutidos farão uso extensivo da arquitetura IAM, nova e expandida, para controlar as necessidades de escala e ubiquidade que a Internet das Coisas irá demandar”.
No estudo, a Gartner fez três previsões sobre o IAM:
– Em 2017, a integração no gerenciamento da mobilidade corporativa será um requisito fundamental de IAM para 40% dos compradores, sendo que hoje representa menos de 5%;
– Em 2020, 60% das organizações usarão verificação da identidade social ativa e permitirão que os consumidores tragam suas identidades para acessar aplicativos que contenham risco. “Mais empresas poderão adotar o ‘traga sua própria identidade’, abordagem que permite que clientes e forças de trabalho usem suas identidades sociais, melhorando assim a experiência do usuário e oportunidade de alavancar as relações para fins de marketing”, explica Anmol Singh, analista de pesquisas do Gartner. “Com baixo custo, serviços de impermeabilização identidade social, pequenas e médias empresas poderiam usar remoto verificação on-demand de identidades para conceder acesso a usuários fora da organização, eliminando a necessidade de gerenciar os processos à prova de identidade detalhadas in-house”.
– Em 2020, novos métodos de biometria irá fazer com que em 80% do mercado senhas passem a ser leituras de digitais.