Para dar continuidade ao processo de reposicionamento da marca, iniciado em agosto, a Fototica lança um programa de relacionamento que permite que a empresa se veja com os olhos do cliente. A rede de ótica criou o Comitê de Clientes, do qual podem fazer parte consumidores de qualquer lugar do Brasil, basta se inscrever pelo site da marca.
Selecionados por meio de uma base de dados, os clientes que se mostraram mais fiéis à Fototica e que apresentaram maior frequência nas lojas formaram o primeiro comitê. Com base nessa fidelização e no acompanhamento dos serviços da rede durante vários anos, eles se tornaram aptos a discutir temas relevantes, como a escolha de uma nova coleção de óculos ou ainda opinar em decisões importantes sobre os rumos da empresa, como a abertura pontos-de-venda em outras praças.
O primeiro comitê, que teve um canal de comunicação exclusivo com a Fototica, contou com a participação de cerca de 30 consumidores dos Estados de São Paulo e Bahia, e validou a loja piloto da Fototica, que integra o novo conceito da empresa, “Cuidando da sua visão”, que reforça o segmento ótico como principal negócio, além de destacar a preocupação e o compromisso com o consumidor.
Para a diretora de marketing da Fototica, Paula Freire, o programa se tornou um dos mais importantes canais de relacionamento entre a empresa e o consumidor. “O comitê é um grande diferencial da marca no varejo ótico. Com essa ferramenta, podemos ter uma visão do negócio sob a ótica do cliente, oferecendo, cada vez mais, produtos e serviços que atendam às suas expectativas”, explica.
A cada três meses, período em que acontecerão os encontros, serão selecionados novos candidatos, que atuarão como porta-vozes dos demais consumidores. Além de participar ativamente de decisões importantes da empresa, eles debaterão os anseios, percepções e até mesmo as críticas dos consumidores em relação aos produtos e serviços que a marca oferece. As sugestões dos comitês são discutidas e validadas por uma banca da Fototica, formada pelo presidente da empresa, diretores e gerentes.