Autora: Samanta Vonzodas Garroux
Recuperar um cliente que já navegou em seu site e, por algum motivo, saiu sem comprar ou se cadastrar, é um meio eficiente de aumentar o ROI, retorno sobre o investimento, realizado em campanhas de marketing.
Seja medindo os recursos investidos ou monitorando o resultado das campanhas, o objetivo é o mesmo: vender um produto, conseguir um cadastro e promover uma marca. Mas, como melhorar os resultados? Impactando novamente um usuário que já foi impactado por sua loja virtual (ou remarketing).
Algumas estratégias de marketing digital como links patrocinados, comparadores de preços, e-mail marketing, otimização do site, redes sociais, entre outros, visam a exposição da marca e geram tráfego para o site, popularizando os negócios on-line. O papel do remarketing é alavancar a venda em menor prazo direcionada para o público-alvo que já foi atingido pelas estratégias citadas, permitindo que um contato inicial gere um novo contato muito mais direcionado.
Quantidade de visitas, páginas visitadas, taxa de rejeição, novos visitantes, tempo de permanência, palavras-chave, origens do tráfego, conversão de venda e cadastro são métricas essenciais para saber qual o melhor caminho para continuar investindo. Então, como podemos aproveitar melhor essas métricas?
A Gaylord Brothers converte 50% dos usuários que abandonaram seu carrinho de compras antes de finalizar, usando múltiplas mensagens de emails de remarketing; A S&S Worldwide consegue obter 40% da receita vinda dos disparos de e-mail por meio de e-mails disparados automaticamente a partir de ações pré-definidas do usuário na loja virtual, sendo que esses disparos representam somente 4% do total de e-mails disparados pela empresa.
A abordagem de remarketing pode ser realizada por meio do atendimento pós-venda ou envio de e-mails em situações como: abandono na tela do carrinho, abandono na tela do endereço, abandono na tela de pagamento, etc.
Baseando-se no histórico de navegação, o remarketing permite retomar contato com aqueles que clicaram para visualizar produtos ou informações, usando abordagens específicas para cada situação de abandono, aumentando a conversão e impulsionando o ROI.
Cada cliente que entra em sua loja virtual gera um custo, que hoje em dia está cada vez mais alto. Você já conseguiu atraí-lo, mas sua margem de lucro é pequena. Então, mãos à obra! Aproveite as técnicas, sistemas, estratégias de remarketing e incentive o seu cliente fujão a finalizar a compra.
Samanta Vonzodas Garroux é analista comercial na Vtex.