As empresas parecem cada vez mais conscientes de que investir na valorização de seus profissionais pode se tornar um grande diferencial competitivo no mercado. Para a Dynamic Tecnologia, que atua como empresa de consultoria em tecnologia da informação (TI), uma eficiente gestão de pessoal não é apenas necessária, mas vital para o sucesso nos negócios, considerando-se sobretudo a alta rotatividade do segmento de TI.
“Nós acreditamos que a fidelização de nossos profissionais está diretamente relacionada à fidelização dos clientes, e para isso nossa política de RH busca alinhar as ações de gestão dos colaboradores à nossa estratégia de negócios”, afirma Paulo Biscardi, gerente de negócios da Dynamic, acrescentando que “essa diretriz resulta em maior integração entre as equipes, uma vez que os profissionais conhecem a fundo a cultura da empresa, suas metas e valores, e sentem-se participantes de uma comunidade”.
O acerto dessa política, segundo ele, também é comprovado pela baixa taxa de turnover da empresa, em torno de 4,7% ao ano, enquanto a taxa média do setor de TI gira ao redor de 30%. É importante destacar que, nos últimos cinco anos, a Dynamic quadruplicou o número de colaboradores, o que significa um crescimento médio anual de 30%. Atualmente, a empresa tem cerca de 107 colaboradores, além de manter um banco de talentos com mais de 6.000 profissionais de diferentes áreas, já selecionados e aptos a integrar suas equipes.
Participação nos lucros, plano de carreira, avaliação de resultados e treinamento figuram entre os principais incentivos que a Dynamic oferece para valorização do capital humano. A distribuição de 25% dos lucros líquidos é realizada anualmente após reunião da diretoria com todos os colaboradores para apresentação do relatório financeiro resumido e dos resultados obtidos. “A participação de cada colaborador nos lucros é proporcional à remuneração e ao tempo de serviço, o que é uma forma de valorizarmos as pessoas que estão há mais tempo na empresa”, explica Biscardi. Para a Dynamic, colaboradores e clientes são considerados parceiros e estão comprometidos com a realização e sucesso do mesmo negócio. “Quando ambos conhecem a cultura da empresa, estabelece-se uma relação mais pessoal, baseada na confiança, que permite um trabalho mais desenvolto, ágil e eficiente”, observa Biscardi.
A internet é outra forma dinâmica de comunicação e integração entre a empresa e os colaboradores. Através do Espaço do Colaborador, disponível na extranet, os funcionários têm acesso a várias seções como notícias, assuntos do departamento de RH incluindo envio de sugestões e idéias, comunicados da área administrativa, mural para anúncio de vendas de objetos pessoais, relato de gafes, e outras informações de interesse dos colaboradores. Também fica disponível a lista de benefícios (seguro de vida e contra acidentes pessoais) e os vários convênios para concessão de descontos que a empresa mantém com restaurantes, farmácias, academia de ginástica, instituições de ensino, curso de línguas, parques temáticos e cinemas.
“Este ano, começamos a promover palestras que atendem interesses específicos dos colaboradores, como as que realizamos, em julho, sobre previdência privada e problemas relacionados a Lesão por Esforço Repetitivo (LER)”, afirma Biscardi. Os eventos de confraternização, como o aniversário da empresa e a festa de final de ano, também figuram entre outras ações de sociabilidade que ajudam a descontrair e a integrar as pessoas.