A PepsiCo promove, neste ano, a segunda edição brasileira da promoção “Faça-me um sabor”, que convida os consumidores a criarem um novo sabor para a marca Ruffles. A campanha contará com quatro fases de ativação – cada uma focada em um momento específico do desenvolvimento do produto – impactando o consumidor ao longo do ano por meio de ações, promovendo a diversão entre os amigos. Para participar, o cliente somente precisa comprar uma unidade de Ruffles, com código promocional e acessar o site da marca até 13 de junho.
As etapas permitem ao consumidor inovar na escolha do formato da batata, na descrição dos ingredientes e na mistura entre eles. Bem como na criação de uma imagem para ilustrar a inspiração, design e cor do sabor, entre outras customizações para a criação de um sabor realmente exclusivo. Durante a criação da iguaria, o nome do sabor criado pelo consumidor será transformado em uma hashtag única para que a ideia seja compartilhada nas redes do participante. A popularidade da invenção nas redes sociais será um dos fatores que mais influenciará na escolha das edições semifinalistas, além do crivo de uma comissão julgadora. O competidor será bonificado em R$ 10 mil em barras de ouro, se a sua sugestão ficar entre as 30 selecionadas.
Apenas os três sabores finalistas serão comercializados, de agosto a novembro, pela companhia para que os consumidores possam experimentar e avaliar as novidades. Com base na performance de vendas e na votação dos consumidores no site da promoção, o vencedor ainda receberá 1% das vendas desse produto. O público que votar nas novidades no site da marca concorrerá ainda a prêmios.
Segundo Erika Salgado, diretora da categoria de salgadinhos da PepsiCo Brasil, a promoção reforça a irreverência da marca no contato com o seu público e a importância de estabelecer um diálogo mais próximo. Já que o consumidor ganha voz para auxiliar a marca no desenvolvimento de novos produtos e campanhas. “Trazer o consumidor para perto do negócio possibilita à marca entender de forma mais profunda os anseios e as expectativas do mercado. A promoção de Ruffles faz exatamente isso, coloca o consumidor, de forma lúdica, como protagonista no desenvolvimento de produtos e permite que ele mesmo seja parte funcional da campanha, por meio da divulgação de suas ideias nas nossas redes sociais e também no engajamento com a sua própria base de seguidores”.