Ruptura nas gôndolas diminui

Após um período de retração nas vendas e do processo de readaptação dos consumidores frente ao momento econômico, o varejo supermercadista começa a dar sinais de estabilidade. A falta de produtos na gôndola registrou os menores índices de 2016, seguindo em queda nos meses de abril (10,21%) e maio (10,03%). Em março, a ruptura era de 11,16%.
Para o diretor de relacionamento do varejo da NeoGrid, Robson Munhoz, a redução da ruptura tem relação com as perspectivas da nova política econômica do país. “Com a troca do governo e o aumento da credibilidade dos empresários, houve maior investimento em produtos variados, o que consequentemente reduziu as faltas nas prateleiras”, explica.
Outro motivo para a queda da ruptura é que as vendas do setor cresceram 0,24% no primeiro quadrimestre deste ano, segundo pesquisa do Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Já a indústria, na contramão das previsões, registrou avanço em abril – com destaque para a indústria de alimentos, que teve alta de 4,6% em relação ao mês anterior. “Com as mudanças políticas, há uma melhora na expectativa dos brasileiros sobre a economia e os varejistas esperam que a demanda aumente. Mas os resultados atuais também têm relação com medidas econômicas tomadas anteriormente e que só começam a aparecer agora”, completa o executivo.
A ruptura do setor de higiene e beleza foi a que apresentou a maior redução entre março e maio, uma queda de 1,69%. Já o setor de alimentos teve a ruptura mais alta de maio, 10,57%. Enquanto higiene e beleza registrou 9,23%, limpeza 7,90% e bebidas 9,44%. 
 
Segundo Munhoz, é importante lembrar que a redução ainda é muito sensível e que a ruptura se mantém elevada – apesar de não representar nenhum risco de abastecimento de produtos. “Historicamente, os varejos registravam índices em torno de 8% de ruptura. Precisamos aguardar as próximas movimentações para ver como o mercado irá reagir”.
  
Os dados analisados são calculados pela solução NeoGrid Supply Chain Benchmark Powered by Nielsen, que traz o conceito OSA (On Shelf Availability), indicador que reúne informações homologadas de mais de 10 mil lojas de varejos do Brasil e que mede, diariamente, a disponibilidade de produtos na gôndola, a venda estimada por produto, por loja e por dia, as causas das faltas desses itens e como corrigi-las. 

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