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São Paulo é a cidade mais globalizada do Brasil



São Paulo é a cidade mais globalizada do Brasil, de acordo com o Índice MasterCard de Mercados Emergentes 2008, que busca avaliar e comparar o desempenho destas localidades nas funções mais importantes que interligam os mercados e o comércio no mundo inteiro. Dentre as cidades localizadas em economias emergentes, Xangai, na China, é a que possui maior influência no mercado global. Já a China é o país que possui a maior quantidade de cidades presentes no estudo – 15 no total – o que demonstra a crescente importância asiática em uma economia global.

 

“Cidades de mercados emergentes estão se tornando mais e mais relevantes para o comércio global e podem prover oportunidades únicas para os negócios em tempos de mudanças econômicas como os que estamos vivendo”, explica Eduardo Rojas, especialista principal em desenvolvimento urbano, capacidade institucional e setor financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e membro do Painel MasterCard do Conhecimento.

 

Porém o Brasil, rico em recursos naturais e maior da América Latina em dimensão, população e economia, é o país da região que possui mais cidades listadas no ranking, cinco no total: além de São Paulo, também fazem parte do ranking Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Curitiba. Ainda sobre a região latino-americana, ela é a segunda mais bem posicionada no ranking, com 16 cidades, ficando atrás apenas da Ásia, Oriente Médio e África, que possuem 47 cidades listadas, e à frente da Europa, com 12.

 

Dentre as cidades brasileiras, São Paulo é a mais bem posicionada, em 12° lugar no ranking geral. As outras cidades brasileiras listadas no ranking têm as seguintes posições: Rio de Janeiro (36°), Brasília (42°), Recife (47°), Curitiba (49°). Outras cidades da América Latina também aparecem bem posicionadas como Santiago, no Chile, em 5° lugar, Cidade do México, no México, em 7°, e Buenos Aires, na Argentina, em 13°.

 

O ranking é construído por meio da análise de oito dimensões (Ambiente Econômico e Comercial; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Ambiente de Negócios; Rede de Serviços Financeiros; Conectividade Comercial; Educação e TI; Qualidade de Vida Urbana; Risco e Segurança), que contém mais de 100 indicadores.

 

“O Índice MasterCard de Mercados Emergentes reflete a importância cada vez maior que as cidades de economias emergentes vêm ganhando, tornando-se cruciais para as corporações em todo o mundo que buscam o desenvolvimento sustentado”, explica Carlos Fonseca, líder de inteligência de mercado e planejamento da MasterCard América Latina e Caribe. “Além disso, este estudo oferece um ponto-de-vista inovador sobre o papel e o potencial de cidades de mercados emergentes no comércio regional e global. O Brasil, com cinco cidades listadas, está ganhando cada vez mais relevância no cenário mundial”, completa.

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