Segurança…

Já há algum tempo os avanços tecnológicos transformaram a relação entre empresas e clientes. Se antes os consumidores não tinham tanta voz ativa – ou pelo menos ela não era ouvida -, hoje eles têm muito mais poder e exigem dialogar com as empresas que estão contratando. Novas etapas foram surgindo na chamada jornada do cliente e absolutamente nada pode ser deixado de lado, inclusive a segurança de seus dados. Apesar desse não ser um problema novo, todo consumidor quer saber cada vez mais para quem está cedendo suas informações pessoais e o que será feito com elas.
 
O recente vazamento de dados no Facebook trouxe essa questão a um novo patamar, ainda que outras empresas já tivessem sofrido ataques cibernéticos anteriormente. Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a General Data Protection Regulation (GDPR – Guia de Regulamentação da Proteção de Dados, tradução livre) da União Europeia, que entrou em vigor no dia 25 de maio. E, agora, entra em cena mais um fator importantíssimo: e Lei Geral de Proteção de Dados, que foi aprovada essa semana no Senado e aguarda apenas a sanção presidencial. O texto garante maior controle dos cidadãos sobre as informações pessoais: exige consentimento explícito para coleta e uso dos dados, tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada, e obriga a oferta de opções para o usuário visualizar, corrigir e excluir esses dados. Ou seja: é hora das empresas darem mais atenção à segurança dos dados.
 
Quando se fala nesse assunto, é comum que muitos gestores lembrem somente da área de segurança da tecnologia de sua empresa. Entretanto, mais do que nunca é preciso criar uma cultura de segurança entre todos os colaboradores para que os dados sejam não só levados a sério, como protegidos até a última instância. Ainda mais em tempos onde se compartilha praticamente tudo. Para falar desse tema, o Portal ClienteSA ouviu com exclusividade diversos especialistas. Confira o que eles falaram:

Contratos de adesão na internet impactam diretamente na relação entre empresas e clientes
Mercado passa a dar mais atenção à segurança de dados para atender leis e preocupação dos clientes
Estabelecer um diálogo honesto com o cliente também faz parte da política de proteção de dados
Brasil ainda engatinha no assunto, embora já existam soluções para proteção de dados
Empresas que ainda adiam o investimento em proteção de dados devem rever estratégia
Tão importante quanto conhecer os clientes é garantir a segurança de seus dados
Adotar novas tecnologias sem se preocupar com a segurança como um todo não é investimento, mas risco
Empresas devem apresentar maior transparência na forma como utilizam os dados
Proteção de dados dos clientes precisa ser vista de forma urgente pelas empresas como prioridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima