Os usuários de computador consideram-se mais capacitados do que no passado e estão mais confiantes nas medidas de segurança adotadas, segundo dados da Pesquisa Global sobre Segurança de 2008, realizada pela BitDefender. A pesquisa entrevistou mais de 550 pessoas entre agosto e setembro.
Segundo a Pesquisa Global sobre Segurança de 2008, 68% dos entrevistados tem mais conhecimento sobre a segurança de TI do que no ano passado, enquanto somente 8% dizem o contrário, e 24% acham que não houve mudança. Essa maior conscientização também pode refletir a propensão dos usuários em investir em proteção este ano, sendo que 46% pretendem investir em segurança.
A pesquisa constatou que os usuários menos informados são os mais preocupados e consideram as soluções para segurança de TI ineficientes. Por outro lado, resultados mostram que quanto mais informado é o usuário, menos preocupação ele tem com a segurança, e que esses mesmos usuários consideram que as soluções para a segurança de TI estão mais eficientes que o ano passado. A pesquisa também constatou que os entrevistados estão mais apreensivos sobre a segurança, principalmente em cenários de compra e banco on-line, busca na web e e-mail.
“Os resultados da pesquisa mostram uma conexão interessante entre o nível de conscientização da pessoa sobre a segurança de TI e sua preocupação com a segurança dos PCs”, comentou Bogdan Dumitru, diretor de tecnologia da BitDefender. “Quanto mais a pessoa se conscientiza sobre segurança, menos ela se preocupa com o seu PC porque tem certeza que está usando uma solução adequada para protegê-lo”, completa.
Principais preocupações dos usuários
Vírus – 36%
Privacidade – 20%
Malware – 15%
Hackers – 11%
Piratas virtuais – 8%
Phishing – 4%
Não se preocupa – 2%
Outras – 4%