Para otimizar os processos financeiros e gerenciar cerca de 550 funcionários, as empresas de Telecomunicação Fixa e Celular do grupo Sercomtel (Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina) implantaram os softwares de Finanças e RH da PeopleSoft, complementando com os módulos de CRM. Em operação há quatro meses, estão os módulos de contabilidade, contas a pagar, receber e ativo fixo. Em janeiro deste ano, entraram no ar os módulos de finanças como despesas, compras, inventário e projetos, e também os de RH, como administração de pessoal, gerenciamento de posições e de relações de trabalho, recrutamento e seleção, remuneração e administração de benefícios.
De acordo com Francisco Roberto Pereira, presidente do Grupo Sercomtel, a empresa precisava de uma solução que não apenas fornecesse informações detalhadas dos relatórios financeiros, como também fosse de fácil manuseio. “Encontramos na PeopleSoft soluções que se adaptaram com facilidade ao nosso dia -a-dia”, diz. “Hoje, nossos funcionários têm em mãos informações mais precisas e geradas com maior rapidez”, completa Pereira.
Ainda segundo o executivo, o ERP e RH da PeopleSoft otimizou não apenas os processos de finanças e RH como também o tempo de execução dos trabalhos. Hoje, muitos dos funcionários que utilizam as ferramentas realizam suas tarefas em menos tempo. “Com isso, vamos aproveitá-los em outros projetos e outras áreas dentro da empresa, acelerando nossos serviços”, acrescenta Pereira.
Para Tony Philip, gerente da Internet Sercomtel, com as soluções de ERP da PeopleSoft, a empresa simplificou os processos no departamento financeiro. E com os módulos de Recursos Humanos, a operadora passou a gerenciar com mais facilidade seus funcionários. “Atualmente, com o ERP da PeopleSoft conseguimos reduzir em 60% o tempo para geração de relatórios”, ressalta o diretor.
O principal fator que levou a Sercomtel a escolher os módulos da PeopleSoft foi a plataforma 100% web do produto. “É ela que facilita o fluxo de informações entre pessoas e sistemas. Com isso, temos agilidade, diminuição no tempo pela busca das informações e, conseqüentemente, clientes mais satisfeitos”, diz Philip. A tecnologia da PeopleSoft permite integrar os sistemas já existentes na empresa, conectando clientes, fornecedores e funcionários.