Mídias Sociais, Conteúdo, Desenvolvimento Mobile, Criação e Desenvolvimento Web foram as cinco áreas de serviços digitais que tiveram um maior volume de contratação em 2014, se comparado a 2013, segundo levantamento da Associação Paulista das Agências Digitais, ABRADi-SP. Para 47% dos entrevistados, os negócios foram melhores no ano passado do que no anterior, para 28% ficaram estáveis e para 25% houve queda no volume de serviços executados.
A pesquisa, respondida por 216 agências e agentes do mercado de comunicação digital, revelou o otimismo do setor para 2015. Dos entrevistados, 71% acreditam que o ambiente de negócios será melhor do que foi em 2014, 22% acham que a situação deve permanecer estável e apenas 7% responderam que as dificuldades na geração de negócios devem aumentar.
Questionados sobre a tendência de crescimento para 2015 por área específica, 30% das empresas acreditam que Mobile vai liderar o aumento, 16% apontaram serviços de Conteúdo; 11% apostaram no crescimento em Mídia; Planejamento, E-commerce e Vídeos foram indicados por 7% dos participantes; SEO por 4%; e Aplicativos por 3%.
Para o presidente da ABRADi-SP e CEO da ZAW, Alexandre Suguimoto, os resultados da pesquisa indicam maior maturidade do mercado digital. “Ficamos muito felizes ao perceber que para a maioria o ano passado resultou em crescimento nos negócios. Isso demonstra que o mercado digital está mais maduro e consolidado, pois 2014 foi um ano marcado pelas incertezas naturais comuns em época de eleição presidencial e atípico, com o acontecimento da Copa do Mundo no Brasil. Mesmo assim, o mercado ainda priorizou os serviços digitais”, declara.