Serviços móveis ainda são desconhecidos

A Amdocs divulgou os resultados de uma pesquisa sobre serviços financeiros móveis (MFS). Segundo os dados, mais de 68% dos consumidores entrevistados ainda não utilizaram serviços financeiros móveis e que soluções inovadoras para poupança, empréstimos e seguros impulsionarão a próxima fase de crescimento desse serviço em mercados emergentes e maduros.  Realizada pela Ovum, a pesquisa focou em usuários e não usuários de serviços financeiros móveis em todo o mundo. Foram pesquisados 8.500 consumidores, de 17 países em mercados emergentes e maduros (Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, EUA, Canadá, Índia, Filipinas, Malásia, Indonésia, México, Brasil, Colômbia, Guatemala, África do Sul e Gana).
“Os consumidores que adotaram serviços financeiros móveis apreciam as vantagens que eles podem oferecer. A onipresença e a conveniência foram as vantagens0 esmagadoramente citadas pelos entrevistados. Tanto nos mercados emergentes como nos maduros. São vantagens tangíveis e imediatas, assim como uma poderosa resposta àqueles que dizem que não existe valor nos serviços financeiros móveis”, disse o analista da Ovum, Eden Zoller. “Isto representa um progresso positivo, mas as operadoras de serviços financeiros móveis não podem se dar ao luxo de serem complacentes, uma vez que a pesquisa mostra claramente que ainda existem questões fundamentais e desafios que precisam ser abordados, que vão desde as preocupações com a segurança e a facilidade de uso até a falta de conhecimento”.
Faltam informações
Falta de conhecimento por parte do mercado e as percepções errôneas sobre serviços financeiros móveis ainda são as principais preocupações. A maioria dos entrevistados não utiliza os pagamentos ou aplicativos de serviços financeiros móveis, ou não os conhece e isto é mais predominante nos mercados emergentes (73%), em comparação com os mercados maduros (62%). Enquanto 31% dos entrevistados em mercados emergentes declararam não terem conhecimento sobre os pagamentos e serviços financeiros móveis, esse número foi menor em mercados maduros (23%). Dos entrevistados em mercados emergentes, 34% disseram que conheciam, mas não tinham planos de utilizar os serviços, em comparação com 30% dos entrevistados em mercados maduros. Os entrevistados que já fizeram o download do aplicativo ou assinam o serviço, mas ainda não o haviam utilizado, demonstraram tendências semelhantes em mercados maduros (9%) e emergentes (8%).
Segurança, facilidade e tarifas baixas
Mais segurança, tarifas mais baixas de transações, facilidade de uso, recompensas pelo uso do serviço e a onipresença do serviço são os principais impulsionadores para a sua adoção. Maior segurança foi identificado como o fator mais importante para promover a adoção tanto em mercados maduros (40%) como nos emergentes (39%). A preferência por taxas mais baixas de transações mostra uma tendência semelhante tanto nos mercados maduros como nos emergentes (30%). O mais surpreendente é que quase um terço dos entrevistados tanto nos mercados maduros (30%) como nos emergentes (29%) adotaria os serviços se eles fossem mais fáceis de usar. Ilustrando que a facilidade de utilização ainda é um problema. Um quarto dos entrevistados tanto nos mercados maduros (24%) como nos emergentes (25%) disseram que utilizariam os serviços financeiros móveis se pudessem utilizá-los em qualquer lugar e em qualquer momento.
“Promover a próxima fase de crescimento é, em geral, o maior desafio para as operadoras de serviços financeiros móveis”, disse Patrick McGrory, presidente da divisão de ofertas emergentes da Amdocs. “Enquanto os mercados maduros como EUA, Noruega e Reino Unido precisam de propostas convincentes de valor, mercados emergentes como Gana, África do Sul, Brasil, Índia, Filipinas e México precisam de soluções inovadoras que possam oferecer uma gama de serviços financeiros móveis acessíveis que se tornem uma alternativa viável aos serviços bancários tradicionais. As operadoras de telecomunicações que tomam a dianteira na superação desses desafios deverão reduzir a rotatividade, melhorar a fidelidade do cliente e explorar novos fluxos de receita”.

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