Estudo da Ticket mostra ainda que 14% mudaram o cardápio para incluir opções vegetarianas, veganas e sem glúten
A pesquisa “+ Valor”, feita pela Ticket com cerca de 4,5 mil restaurantes nas cinco regiões do País, revelou que 71% dos estabelecimentos possuem recursos de acessibilidade para receber clientes. Segundo o estudo, 59% têm espaço para acomodar pessoas em cadeiras de rodas, 51% contam com rampas de acesso e 45% possuem banheiros adaptados para pessoas com deficiência. No entanto, apenas 4% possuem cardápio em braile ou áudio para pessoas com deficiência visual.
No que diz respeito às restrições alimentares, 14% fizeram mudanças recentes no cardápio, incluindo pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e outros; cerca de 20% pretendem fazer tais adaptações, aproximadamente 60% não pretendem e o restante (7%) disse não saber. E quando questionados sobre a percepção que possuem dos clientes em relação ao interesse por alimentação saudável, 28% notaram que as pessoas consumidoras estão preocupadas ou muito preocupadas, enquanto 38% acreditam que a clientela está mais ou menos interessada e 32% acham que as pessoas estão pouco ou nada conectados ao tema.
Em 2023, a pesquisa “Barômetro”, outro levantamento realizado pela Ticket, revelou que 72% dos brasileiros esperam uma oferta mais saudável por parte dos restaurantes. “Sabemos da importância desse mapeamento para que os comerciantes possam avaliar suas estruturas e entender se elas atendem às demandas e necessidades de quem frequenta seus estabelecimentos, tornando seus ambientes cada vez mais inclusivos”, comentou Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.
Cardápio físico ou por QR Code?
Popularizado durante a pandemia de covid-19, o cardápio digital disponibilizado via QR Code é alvo de críticas nas redes sociais por parte de pessoas que preferem folhear um cardápio impresso, sem a necessidade de usar o celular. Além disso, leis e projetos de lei foram aprovados em diversos estados do Brasil, como Mato Grosso e Rio de Janeiro, para garantir que os estabelecimentos ofereçam a possibilidade de clientes escolherem entre o menu on-line e o impresso, para atender diferentes perfis de clientes, incluindo os que têm mais dificuldade com tecnologia.
A pesquisa “+ Valor” revelou que 15% dos restaurantes do Brasil disponibilizam o cardápio via QR Code. Na análise regional, o Nordeste é o local em que mais estabelecimentos possuem a tecnologia (21%), seguido do Sudeste (15%) e do Norte (13%). O Centro-oeste é a região em que menos locais possuem o menu digital, com 7%.