O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket

Sete em cada dez restaurantes dispõem de recursos de acessibilidade

Estudo da Ticket mostra ainda que 14% mudaram o cardápio para incluir opções vegetarianas, veganas e sem glúten

A pesquisa “+ Valor”, feita pela Ticket com cerca de 4,5 mil restaurantes nas cinco regiões do País, revelou que 71% dos estabelecimentos possuem recursos de acessibilidade para receber clientes. Segundo o estudo, 59% têm espaço para acomodar pessoas em cadeiras de rodas, 51% contam com rampas de acesso e 45% possuem banheiros adaptados para pessoas com deficiência. No entanto, apenas 4% possuem cardápio em braile ou áudio para pessoas com deficiência visual.  

No que diz respeito às restrições alimentares, 14% fizeram mudanças recentes no cardápio, incluindo pratos vegetarianos, veganos, sem glúten e outros; cerca de 20% pretendem fazer tais adaptações, aproximadamente 60% não pretendem e o restante (7%) disse não saber.   E quando questionados sobre a percepção que possuem dos clientes em relação ao interesse por alimentação saudável, 28% notaram que as pessoas consumidoras estão preocupadas ou muito preocupadas, enquanto 38% acreditam que a clientela está mais ou menos interessada e 32% acham que as pessoas estão pouco ou nada conectados ao tema. 

Em 2023, a pesquisa “Barômetro”, outro levantamento realizado pela Ticket, revelou que 72% dos brasileiros esperam uma oferta mais saudável por parte dos restaurantes. “Sabemos da importância desse mapeamento para que os comerciantes possam avaliar suas estruturas e entender se elas atendem às demandas e necessidades de quem frequenta seus estabelecimentos, tornando seus ambientes cada vez mais inclusivos”, comentou Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket.

Cardápio físico ou por QR Code?

Popularizado durante a pandemia de covid-19, o cardápio digital disponibilizado via QR Code  é alvo de críticas nas redes sociais por parte de pessoas que preferem folhear um cardápio impresso, sem a necessidade de usar o celular. Além disso, leis  e projetos de lei foram aprovados em diversos estados do Brasil, como Mato Grosso e Rio de Janeiro, para garantir que os estabelecimentos ofereçam a possibilidade de clientes escolherem entre o menu on-line e o impresso, para atender diferentes perfis de clientes, incluindo os que têm mais dificuldade com tecnologia.

A pesquisa “+ Valor” revelou que 15% dos restaurantes do Brasil disponibilizam o cardápio via QR Code. Na análise regional, o Nordeste é o local em que mais estabelecimentos possuem a tecnologia (21%), seguido do Sudeste (15%) e do Norte (13%). O Centro-oeste é a região em que menos locais possuem o menu digital, com 7%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima