Site mobile: responsivo, mdot ou dinâmico?

Mesmo em meio às crises – econômicas e política – instaladas no país, o segmento de mobile não pode reclamar. Atualmente, mais de 30% dos acessos às páginas de e-commerce são feitos através de dispositivos móveis. Mas as empresas têm conseguido oferecer a melhor experiência para os clientes? Talvez não. Os usuários, muitas vezes, não concluem as compras neste canal por problemas de usabilidade e lentidão que envolvem a versão de celular acessada.
 
Um levantamento realizado pelo Cuponomia mostrou que os acessos por tablets e smartphones, em 2016, já representam 30% do tráfego do e-commerce. Entretanto, quando olhamos para as vendas, os dispositivos móveis representam apenas 12%. A verdade é que a experiência no celular ainda está longe de ser a mesma que em um desktop. Os sites, em geral, ainda têm que trabalhar muito para que seus usuários tenham a mesma velocidade, a mesma experiência e sintam a mesma segurança de um desktop. E o primeiro ponto para tratar disso é a escolha do tipo de site mobile a se desenvolver.
 
Mas entre os três tipos de versões para sites mobile – responsivos, mdot ou dinâmicos – qual apostar? Para ajudar os profissionais do setor a avaliarem qual modelo se adéqua melhor às suas necessidades, a Cuponomia reuniu as principais diferenças e os pontos contra e a favor de cada um.
 
Responsivos
Formato programado para se adaptar a qualquer tamanho de tela, priorizando automaticamente o conteúdo que o usuário verá, otimizando a forma de exibição dos elementos nas páginas. Como pontos positivos, essa versão tem: é a versão recomendada oficialmente pelo Google; mantém o domínio e não faz redirecionamentos para outros sites; não há necessidade de construir um site novo, pois utiliza os mesmos arquivos da versão desktop.
 
Por outro lado, entre os pontos negativos, considerando que o site responsivo irá carregar o mesmo conteúdo da versão desktop, se houver muitas imagens, por exemplo, a versão para celular pode ficar um pouco mais lenta para carregar. Isso porque o tamanho dos arquivos pode ser muito pesado. A menos que esses sejam redimensionados para carregar as imagens em um tamanho menor.
 
Mdot (Redirecionamento da URL)
Essa opção consiste em redirecionar o usuário que acessa o site por dispositivos móveis para um subdomínio do site (m.loja.com). Exibindo um conteúdo criado exclusivamente para tablets e celulares. No lado positivo, a criação de um site exclusivo para celular em um domínio diferente, é possível eliminar os arquivos que não serão utilizados ou redimensionar o tamanho deles. O que pode deixar o site mais leve e mais rápido.
 
Porém, é importante saber que o Google entende a versão Mdot como um domínio diferente, o que pode impactar no posicionamento das buscas. Além disso, pode haver confusão no compartilhamento de links que, quando abertos em desktop, podem não identificar a troca de dispositivos e abrir o conteúdo compartilhado de forma errada, caso não programado corretamente.
Dinâmicos
Parecido com o Mdot, nesse modelo os sites dinâmicos não fazem o redirecionamento para outra URL. O usuário continua navegando no mesmo endereço do site, porém o conteúdo acessado é exclusivo para tablets e celulares. Assim, o domínio continua o mesmo e não há dificuldades no compartilhamento de links. Bem como a tendência é que a versão dinâmica seja ainda mais rápida que a Mdot justamente por não redirecionar para uma nova URL. Entretanto, ele também requer a construção de um novo site, já que, ao contrário do site responsivo, não faz aproveitamento dos códigos da versão desktop para a adaptação mobile. Isso pode aumentar o tempo para o desenvolvimento e manutenção do site.

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