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Rodrigo Biasini Sanchez, diretor de growth da ClearSale

Social commerce e live commerce: a nova fronteira do varejo on-line

A autenticidade, o entretenimento e a conexão com os consumidores estão se tornando elementos-chave para a transformação do mercado atual

Autor: Rodrigo Sanchez

De volta ao Brasil, o Web Summit Rio 2024 comprovou mais uma vez porque é referência global no debate sobre tecnologia e inovação. Recorde de público, palestras para todos os interesses, nomes de referência, startups e ativações inovadoras, ampla capacidade de networking. É notável que o evento traz sempre temas marcantes e, desta vez, não poderia deixar de compartilhar um dos principais destaques até aqui: como o social commerce e o live commerce estão transformando a forma como nos relacionamos com clientes ou, até mesmo, fazemos compras on-line?

Antes de mais nada, se você ainda não está familiarizado com esses termos, é importante esclarecer que são novas formas de comprar diretamente das redes sociais ou durante transmissões ao vivo – sim, estamos testemunhando uma transformação significativa no varejo on-line. Essas tendências não apenas redefinem a maneira como as empresas se conectam com seus clientes, mas também estão moldando o futuro do comércio eletrônico em escala global. 

O varejo já sofreu impactos significativos nos últimos anos, mas talvez a maior transformação seja a mudança no comportamento dos consumidores por meio das mídias sociais. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de uso de redes sociais, é evidente o potencial dessas plataformas para impulsionar o comércio eletrônico. Não à toa, com mais de 775 milhões de usuários ativos, o TikTok é a terceira rede social de maior alcance do mundo, sendo um dos principais canais onde ocorre uma boa conexão com a geração Z e os consumidores da geração Y.

Nesse cenário, a autenticidade, o entretenimento e a conexão com os consumidores estão se tornando elementos-chave para a transformação do mercado atual. Mas existe um outro fator que precisamos considerar: os consumidores estão cansados de propagandas clichês e forçadas. Eles querem conexões genuínas com as marcas e produtos. Estou certo de que são essas emoções que realmente aumentam as chances de compra. O segredo do sucesso do social commerce e do live commerce é a conexão, já que oferecem uma plataforma única para criar experiências de compra altamente personalizadas e envolventes.

Não posso deixar de mencionar também como essas modalidades proporcionam uma experiência de compra de maneira divertida. Com transmissões ao vivo, demos de produtos e interações em tempo real, os consumidores se sentem mais envolvidos e podem escolher produtos que realmente combinem com seus perfis, o que permite entender melhor as preferências e necessidades individuais de cada um, garantindo uma personalização mais eficaz das ofertas de produtos e serviços. Para as novas gerações, sobretudo a Z e a Alpha, essa pode ser uma proposta ainda mais interessante.

No entanto, também existem desafios. Empresas que buscam surfar nessas tendências precisam ter ciência de que a competição é acirrada, e se destacar pode ser difícil. Mas, para aqueles que estiverem dispostos a navegar nessas águas turbulentas, as oportunidades são enormes. Além disso, a rápida evolução das tecnologias e das preferências do consumidor exige que as empresas estejam constantemente inovando e se adaptando para acompanhar o ritmo do mercado. O segredo é ser criativo e estar sempre atento às novidades.

Com tudo isso, o recado é claro: o futuro do varejo online está mais dinâmico do que nunca. Com o social commerce e o live commerce, estamos em processo de transição para uma nova maneira de conexão com os clientes, mais autêntica, divertida e personalizada. É hora de encarar essas transformações e aproveitar ao máximo todas as oportunidades. O futuro do varejo on-line é aqui e agora.

Rodrigo Sanchez é diretor de growth da ClearSale.

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