Com a correria do cotidiano, praticidade na palma das mãos é o que muitas pessoas procuram. É por este motivo que a tecnologia tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a interação direta entre as empresas e os consumidores. Atualmente, muitas organizações têm investido no desenvolvimento de aplicativos que facilitem o dia a dia.
Exemplo disso é a Sotreq, empresa provedora de soluções, produtos e sistemas Cat no Brasil, que lançou há pouco mais de um ano, o ToqMaq, uma tecnologia que auxilia no atendimento às demandas dos mercados de construção, mineração, energia, entre outros. Disponível para download nas versões IOS e Android, o aplicativo torna o acesso à informação mais ágil. “Por meio dele é possível fazer cotações de peças e realizar até mesmo a própria manutenção de equipamentos CAT, ou seja, virtualmente o usuário consegue soluções práticas”, descreve Carlos Arantes, coordenador de desenvolvimento de novos negócios e tecnologia da Sotreq.
Arantes explica que para criar o aplicativo foram realizadas pesquisas a fim de compreender as reais necessidades dos clientes. “A ferramenta funciona tanto como um canal de pré-venda como de pós-venda. O App tem o catálogo de peças com índice interativo, descrição dos equipamentos e informações importantes para aumentar a disponibilidade da máquina”, conta.
Funcionalidades
O ToqMaq possui três funções diferentes: Catálogo, PartStore e EMSolutions. No catálogo de peças e serviços são disponibilizadas informações gerais sobre a máquina, alternativas de reparo, acessórios, equipamentos de serviço e suprimentos, e muitos outros dados. Já no PartStore, o consumidor encontra sempre dados atualizados, onde consegue consultar preços, disponibilidade de itens e inclusive fazer pedidos online.
No EMSolutions, é possível conhecer um pouco mais sobre o conceito de tecnologia aplicado às soluções de suporte ao produto da Sotreq. Dividido em níveis de acordo com a característica de negócio de cada cliente, o usuário da ferramenta pode analisar como soluções de puro monitoramento até a programas de manutenções corretivas podem estar aderentes às suas necessidades.
Segundo o coordenador de desenvolvimento da Sotreq, a tecnologia amplia a percepção do consumidor sobre o suporte técnico apresentado pela companhia. “É uma tendência entre as empresas a criação de soluções digitais. Hoje, é cada vez mais difícil encontrar pessoas folheando manuais impressos”, informa. “Nosso intuito é fortalecer e estreitar o relacionamento dos clientes com a companhia”, afirma Arantes.