A Sterling Commerce promoveu workshop de integração com o tema direcionado para manufatura. Foram convidadas empresas que atuam no setor para dividirem experiências e compartilhar necessidades, principalmente, no que se refere à tecnologia aplicada na rede de suprimentos. Os próximos temas envolvem Varejo e Distribuição & Logística.
Participaram desse primeiro encontro Marcelo Ramos, presidente da Sterling Commerce do Brasil; Miguel Ignatios, presidente da ADVB – SP; Marcos Isaac, presidente da Modus Logística; Giuseppe Musella, diretor de operações do Grupo Boticário; Álvaro Barizon, gerente geral de logística da LG Eletronics; e Ana Paula Blanco, gerente de operações da GE Digital Energy. “A Sterling Commerce tem interesse em desbravar este mercado. O ponto de partida será a promoção destes debates para entender os desafios e conhecer as necessidades para que, em breve, possamos trazer as soluções de supply chain ao Brasil”, enfatiza Ramos.
O caso bem sucedido do grupo Boticário mostrou que a visibilidade de todo o processo da cadeia de suprimentos foi e continua sendo fundamental para o sucesso do planejamento e resultado de vendas. Principalmente, diante de um cenário no qual os principais desafios do grupo são a dinamicidade do seu portfólio, sazonalidade diante das datas comemorativas, lançamentos de produtos, edições limitadas, atualizações de embalagens e promoções. Outro ponto discutido, durante o evento, foi a importância da colaboração, que começa desde a integração e alinhamento das equipes internas e extrapola a todos os fornecedores, varejistas e consumidores finais.