Sustentabilidade como prioridade

Maioria dos consumidores espera que marcas tenham práticas claras de sustentabilidade

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Tony Smurfit
Tony Smurfit

Uma nova pesquisa da Smurfit Kappa forneceu informações sobre como o consumo consciente continua a impulsionar a necessidade de organizações incorporarem a sustentabilidade nas operações comerciais. Com uma demanda crescente por mais transparência das práticas de sustentabilidade das empresas entre uma nova geração de consumidores, a pesquisa também destaca como dois terços das empresas ainda lutam para medir o impacto dos resultados de suas estratégias de sustentabilidade. A Pesquisa de Equilíbrio de Sustentabilidade e Lucratividade, realizada entre 200 executivos seniores e 1500 consumidores no Reino Unido, examina a visão da comunidade empresarial e dos consumidores sobre sustentabilidade e como eles estão se adaptando para criar um futuro mais sustentável.

A pesquisa constatou que 61% dos consumidores esperam que as marcas que eles consomem tenham práticas claras de sustentabilidade. Enquanto 65% dos consumidores dizem que o preço ainda é um fator-chave na decisão de compra, nos últimos seis meses, mais da metade diz ter comprado um produto especificamente porque tinha embalagens reutilizáveis ​​ou biodegradáveis ​​e 56% pagaram mais por um produto ou serviço que foi adquirido de forma sustentável. “No passado, a sustentabilidade era considerada mais um tópico corporativo, mas agora a agenda de sustentabilidade está sendo conduzida pelos consumidores. Embora essa pesquisa tenha sido realizada pouco antes da pandemia da Covid-19, estamos vendo evidências crescentes de que essas tendências continuarão à medida que nossas economias começam a reabrir”, comenta Steven Stoffer, vice-presidente do grupo de sustentabilidade e desenvolvimento da Smurfit Kappa.

A força motriz do consumo consciente é ecoada pela pesquisa: 63% das empresas afirmaram que sua atitude organizacional em relação à sustentabilidade é direcionada ao cliente. No entanto, metade das organizações afirma que uma maior conscientização dos clientes (e consumidores) sobre os efeitos de suas práticas de sustentabilidade seria mais benéfica para seu impacto a longo prazo. A pesquisa também apontou que 69% dos consumidores têm dificuldades para identificar se as marcas praticam a sustentabilidade. “Isso sugere que existe uma lacuna de conhecimento entre marcas e consumidores e indica que há um ônus sobre as marcas que precisam melhorar a comunicação sobre o que estão fazendo na área de sustentabilidade. Em geral, é necessário mais educação e, se as marcas conseguirem isso corretamente, isso fortalecerá enormemente o relacionamento entre marca e cliente “, disse Stoffer.

Sustentabilidade e benefícios financeiros
A experiência/satisfação aprimorada do cliente é a principal métrica que as empresas do Reino Unido (58%) usam para conhecer o retorno do investimento das práticas de sustentabilidade. No entanto, a Pesquisa de Equilíbrio da Sustentabilidade e Lucratividade também constatou que atualmente apenas 18% das organizações estão medindo seus planos de sustentabilidade, com 4 em 10 empresas dizendo que a mensuração é a principal barreira para a implementação de novas práticas sustentáveis. A pesquisa também mostrou que 82% dos executivos de negócios tratam a sustentabilidade como um investimento a longo prazo, e não como um custo. Fundamentalmente, isso está mudando as regras dos relatórios financeiros em quase três quartos dos negócios. No entanto, menos da metade das organizações tem a capacidade de vincular sustentabilidade a resultados financeiros.

“Ao entrarmos em tempos econômicos incertos, as empresas estão colocando todos os esforços na recuperação e estão focadas em como reconstruir à medida que as restrições à saúde pública começam a ser atenuadas. Como aprendemos com as crises econômicas passadas, os líderes empresariais também precisam ficar de olho no futuro, no qual a sustentabilidade será um pilar central das estratégias de negócios – a crise climática permanecerá após o Covid-19. Esta pesquisa destaca agora mais do que nunca a necessidade de criar um ambiente em que os negócios possam adotar práticas sustentáveis ​​sem a pressão de custos adicionais”, destaca Ken Bowles, diretor financeiro da Smurfit Kappa.

Sustentabilidade chegou para ficar
A pesquisa constatou que 72% das empresas veem a sustentabilidade como uma tendência duradoura. “Globalmente, nos últimos meses, enfrentamos um dos maiores desafios à nossa saúde e meios de subsistência, mas as mudanças climáticas e a sustentabilidade continuarão sendo o desafio existencial do nosso tempo. As pessoas estão percebendo que o tempo para resolver o problema está acabando. A sustentabilidade deve permanecer no centro da agenda global de negócios enquanto olhamos para o futuro”, pontua Tony Smurfit, CEO do Grupo Smurfit Kapp. A sustentabilidade também está abrindo oportunidades de crescimento: 83% das empresas a descreveram como uma oportunidade de negócio a ser explorada. “A sustentabilidade é um catalisador do crescimento, mas as empresas precisarão encontrar um equilíbrio entre as práticas de sustentabilidade e a lucratividade se quiserem garantir a participação de longo prazo das partes interessadas. As empresas que veem o valor de investir agora a longo prazo, estarão posicionadas para vencer no futuro “, finaliza Smurfit.