Com o objetivo de aumentar a eficiência das atividades administrativas, comerciais e financeiras, o Teatro Carlos Gomes de Blumenau, administrado desde 1860 pela Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, instituição cultural sem fins lucrativos, decidiu adotar uma solução de gestão empresarial. O software ERP (Enterprise Resource Planning) escolhido foi o da Benner Sistemas e os módulos implantados foram: Financeiro, Comercial e Contábil. O projeto trouxe inúmeros benefícios para a instituição cultural, entre eles, a integração e unificação dos controles das atividades da Escola de Música, do Departamento de Sócios e do Departamento de Eventos, além de dinamizar o processo de locação dos espaços para eventos.
“A adoção do sistema de tecnologia da informação da Benner modernizou a administração e proporcionou uma valiosa integração entre as atividades que funcionam no teatro”, afirma a vice-presidente financeira do Teatro Carlos Gomes, Valda Stange. Para ela, a implementação do software foi um passo decisivo para fortalecer a gestão da instituição e promover as atividades culturais na cidade catarinense. “Este novo sistema é uma ferramenta que nos apoiará na tarefa de identificar os melhores meios de fomentar ainda mais a cultura na nossa região”, completa.
A importância cultural do Teatro Carlos Gomes para a cidade de Blumenau trouxe uma complexidade administrativa ao longo dos últimos anos que impôs à instituição a necessidade não apenas de gerenciar com eficácia a infra-estrutura e as atividades culturais que desenvolve, mas aperfeiçoar e modernizar os processos administrativos e financeiros. Desta forma, a solução da Benner garantiu à direção do teatro a integração e controle de todas as atividades geridas pela instituição em um único sistema; estabeleceu um acompanhamento orçamentário de receitas e despesas; melhorou a administração do processo de locação de espaços para eventos; e centralizou as operações de recebimento de valores em um ponto de atendimento.
A equipe responsável pela concepção e implantação do projeto propôs a criação de uma rotina específica no software para controlar e agendar os eventos realizados no Carlos Gomes, tudo de forma integrada automaticamente com a área financeira e com o setor de emissão de contratos. Uma outra rotina específica foi desenvolvida para permitir a geração automática de carnês de associados da instituição, o que resultou na emissão em apenas um dia, contra um período de uma semana pelo processo anterior.
“Ficamos gratificados com os resultados obtidos com o projeto de implantação do ERP no Teatro Carlos Gomes, porque sabemos da enorme importância cultural da instituição para Blumenau. O sistema além de aprimorar a gestão com recursos avançados que modernizaram a administração, está oferecendo uma base sólida para potencializar a cultura de toda a região”, afirma Severino Benner, líder e fundador da Benner.