A Tecnol, produtora de armações e óculos de sol, aprimorou a força de vendas ao implementar a utilização de Pocket PCs para a atuação dos 235 vendedores em todo o Brasil. Utilizando aplicativos desenvolvidos com auxílio do GeneXus, da ARTech, a empresa conseguiu empregar o novo hardware e, assim, aumentar o nível de segurança patrimonial, facilitando a atualização de ferramentas e, ainda, proporcionando mais informações com maior agilidade para os vendedores.
“Vendemos anualmente 2,5 milhões de armações e nossa atuação é muito pulverizada em todo o território nacional, por isso a Tecnol tem tradição em utilizar dispositivos móveis. No início eram coletores de dados e, na segunda etapa, notebooks. Agora optamos pelos Pocket PCs pela praticidade, discrição e capacidade de rodar diversos aplicativos sem prejuízo de performance”, aponta Sérgio Santos, diretor da Tecnol.
O principal desafio da companhia era criar uma aplicação off-line que pudesse ser sincronizada diariamente com o ERP existente na companhia. Além disso, era necessário garantir a segurança no tráfego de dados, eficiência perante o cliente, utilidade prática para o vendedor e estabilidade para a empresa. “Diante de todas essas exigências, buscamos no GeneXus uma tecnologia que nos desse não apenas um rápido desenvolvimento, mas também automatização nas atualizações das bases de conhecimento e, assim, integridade em todas as informações manipuladas remotamente”, complementa Santos.
Além de atender a todos os requerimentos propostos, a Tecnol ainda obteve como benefícios adicionais à capacidade de atualização remota dos aplicativos e a possibilidade de imprimir todos os pedidos in loco. “Nossos vendedores ganharam uma ferramenta extremamente amigável, que colabora diretamente com sua produtividade e com a garantia de satisfação de nosso cliente”, finaliza. Hoje os vendedores conseguem não apenas recolher pedidos, mas também verificar as entradas de pagamentos e fazer consultas a duplicatas, produtos, estatísticas de vendas e cadastros de novos clientes.