Em janeiro, por meio de seu portal, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) perguntou aos internautas: “Quais dos serviços você acredita que traga mais problemas para os consumidores?”. Cerca de 600 pessoas participaram e os resultados demonstram a insatisfação para com os serviços de telefonia, campeã com 62% dos votos, segundo matéria publicada pelo Instituto. Saúde ficou com 16% dos votos, atendimento ao consumidor (SAC) com 12%, e os serviços públicos (água e energia) e educação com apenas 5% cada.
O resultado da pesquisa confirma os números de consultas atendidas pelo Serviço de Orientação do instituto. Telefonia ocupa o segundo lugar, perdendo somente para Planos de Saúde. Na terceira posição estão os bancos.
“Questões como cobrança de pulsos muito acima dos hábitos de consumo, atrelada à falta de disciminação de ligações locais efetuadas e a cobrança da assinatura mensal de telefonia impulsionaram as solicitações de nossos associados”, avalia a advogada do Idec, Maíra Feltrin.