O Telegram lança um bot de pagamentos que permite pedir uma pizza, pagar um par de sapatos, chamar um táxi ou até mesmo carregar seu bilhete de metrô apenas apertando algumas teclas no aplicativo. Usuários que tiverem instalado o Telegram 4.0 (ou versões mais recentes) podem solicitar produtos e serviços aos bots que os oferecem. Esses bots agora disponibilizam uma tecla de “Pagamento” em seus chats. Ao apertar a tecla “Pagamento”, serão pedidas algumas informações de cartão, endereço de entrega e confirmação de pagamento.
Como o Telegram é uma plataforma aberta, a partir de hoje, desenvolvedores de bots podem implementar os APIs necessários e aceitar pagamentos de seus usuários sem esperar por longos períodos de aprovação. Se a conta for protegida com a verificação em duas etapas, os usuários podem salvar os dados do cartão para futuras compras. Feito isso, para pedir itens por bots serão necessários apenas dois toques. Pagamentos realizados por bots também podem ser feitos via Apple Pay e Android Pay, para experiências descomplicadas.
Atualmente, a maioria dos pagamentos é controlada pela Stripe, mas os bots de pagamentos do Telegram são uma plataforma para provedores de pagamentos de todo o mundo. Ao aceitar o pagamento de um usuário, o desenvolvedor tem a liberdade de escolher entre todos os provedores de pagamentos disponíveis, selecionando o já utilizado anteriormente pelo comprador ou o que cobra a menor comissão.
O Telegram atua como um mensageiro entre o usuário pagante, o desenvolvedor do bot e o sistema de pagamentos escolhido. O usuário informa os detalhes de seu cartão de crédito diretamente para o sistema de pagamentos. Depois disso, o retorno do sistema e os dados de envio cadastrados pelo usuário são enviados para o criador do bot para que ele possa processar o pedido. Como o Telegram não processa pagamentos, a empresa não armazena ou acessa dados sensíveis, nem recebe comissões sobre os pagamentos ou lucra com essas transações.