Autor: Esteban Montelongo
O período do ano mais importante para vender se aproxima. Sem dúvida essa época é a mais esperada para a maioria dos fabricantes. Durante todo ano são criadas estratégias de marketing e de venda exclusivamente para o Natal. Os investimentos e esforços realizados devem render frutos e, neste caso, ter uma análise de sentimento, afinidade ou propensão de compra oportuna e atualizada pode ajudar a tomar decisões imediatas.
Nesta temporada, muitas informações são geradas. Conseguir estruturá-las, limpá-las e analisá-las implica em tempo e isso se resume em custo e oportunidade. Contar com um ambiente analítico não é o suficiente: para poder realizar uma análise oportuna neste período do ano, as fases de aquisição e preparação de dados podem tomar muito tempo, impedindo a elaboração de modelos com dados frescos, novas variáveis ou fontes.
Assim, os grandes varejistas precisam contar com uma plataforma que possa suportar o Big Data. Ela precisa contar com recursos que analisem grandes quantidades de informações estruturadas ou não estruturadas, aproveitando o paralelismo de uma base de dados com capacidades de executar funções analíticas de MapReduce graças ao framework SQL-MapReduce.
Outra característica importante que a solução escolhida precisa ter é a possibilidade de criar funções potentes, seja em Java C++, C#, Python e R. Quando executadas in-database a partir de um caso padrão de SQL, o uso dessas ferramentas é simplificado.
O Big Data não é somente grandes quantidades de informação: ele representa diferentes tipos de dados que precisam ser tratados com velocidade e flexibilidade. Também representa uma oportunidade para os fabricantes de oferecer aos seus clientes uma experiência positiva, ágil e simples.
Esteban Montelongo é arquiteto de soluções da Teradata.