A Tetra Pak, ao completar 60 anos de atuação no Brasil, inaugura o primeiro Centro de Inovação ao Cliente (CIC) no País, que atenderá toda a América Latina. Com investimento de cerca R$ 40 milhões, o espaço oferece uma jornada de cocriação e suporte à indústria de alimentos e bebidas para o desenvolvimento de novos produtos – desde a concepção até a realização de ideias com olhar nas demandas atuais e futuras do consumidor. O Brasil é o quarto país a receber a instalação do CIC na estrutura global da Tetra Pak.
A instalação do CIC se deve à relevância global do mercado brasileiro e às oportunidades que a companhia vislumbra no segmento de alimentos e bebidas. “O centro concretiza a visão da empresa de oferecer uma experiência única ao cliente que busca melhorar a qualidade de seu processo de inovação e se antecipar às necessidades do mercado. Com forte investimento em pesquisa e desenvolvimento, entregamos mais do que embalagens e equipamentos, pois na Tetra Pak sempre estamos atentos ao comportamento do consumidor final. Este Centro de Inovação é um local inspirador e criativo, que oferecerá a possibilidade de compreendermos ainda mais os desafios de cada cliente e atuar em parceria na criação de soluções”, comenta Marcelo Queiroz, presidente da Tetra Pak Brasil.
Além de imergir no portfólio de produtos e serviços da Tetra Pak e conhecer cases de todo o mundo, no Centro os clientes poderão criar seus próprios conceitos. Assim, o espaço pode ser considerado uma “incubadora de ideias”, baseada em cocriação. Além de aprimorar características de produtos tradicionais, a colaboração possibilitará identificar oportunidades para a introdução de novas categorias no mercado. “Toda a construção parte das necessidades do cliente, mas juntos caminhamos para uma solução que o satisfaça, atenda os novos consumidores e, consequentemente, ajude a fortalecer o nosso negócio”, disse Vivian Haag Leite, diretora de marketing da Tetra Pak.
O CIC fica localizado em Monte Mor (SP), cidade com a maior fábrica da companhia no País. Composto por três áreas – sala de produtos, sala de ideias e planta piloto, conta ainda com um centro de treinamento técnico, que auxilia os clientes a aproveitarem melhor seus recursos. “Na prática, o atendimento personalizado vai identificar as oportunidades potenciais, definir posicionamento de marca, formular novos produtos, projetar embalagens nos pontos de venda, apoiar lançamentos, avaliar o feedback de consumidores, e, finalmente, refinar o produto até que ele alcance o sucesso nas gôndolas”, comenta Vivian.