Marina Almeida chega com a missão ampliar estratégia de internacionalização da empresa, mirando um crescimento de 150% para 2023
A The Bakery, empresa global de inovação corporativa, com presença em 22 países, anunciou a chegada de Marina Cassino de Almeida, ex-Natura, para liderar a unidade de negócios de open innovation, como parte de um plano de crescimento de 150% da empresa em 2023, impulsionada por uma estratégia de expansão internacional. “A novidade vem na esteira de um ano de grandes marcos, no qual a The Bakery cresceu 40%, investindo principalmente em pessoas – profissionais especialistas para liderarem novas unidades de negócios e produtos – e na inauguração de um novo escritório, o The Bakery Office, ponto de encontro das principais corporações do país para debater os caminhos da inovação”, afirmou Felipe Novaes, sócio e cofundador da The Bakery.
A área de inovação aberta, que Marina passará a liderar, é hoje uma das mais relevantes para a estratégia de crescimento da empresa. Segundo Felipe, “a contratação da profissional representa mais um importante marco, devido à experiência e reputação que Marina construiu em quase 12 anos na Natura, empresa que figura constantemente entre as empresas mais inovadoras do Brasil. Sempre que se fala de inovação surge o nome da marca. E por conta da excelência desse seu trabalho pioneiro, estamos seguros de que neste momento temos uma equipe relevante e experiente de profissionais. Este movimento tem o objetivo de alcançar nosso plano estratégico de crescimento e internacionalização da empresa”.
Marina tem uma carreira de cerca de 12 anos no grupo multinacional Natura &Co, sendo seis anos trabalhando com inovação aberta, inovação de negócios e digital. Recebeu, em nome da empresa, diversos prêmios do mercado que colocaram a marca como referência em inovação aberta com startups no país. Mais recentemente, liderou iniciativas com foco em CVC, CVB e M&A de startups, com o objetivo de diversificação da captura de valor estratégico para o negócio. É professora convidada no MBA da Inova Business School e mentora de startups na Associação Brasileira de Startups.
Desafios e tendências para 2023
Com clientes em 22 países, a The Bakery também quer ampliar a sua internacionalização e conta com Marina para esta missão. “Nossa interação com outros países sempre aconteceu muito organicamente. Agora queremos apostar nisso de forma mais focada e estruturada”, concluiu Felipe..
“Programas de open innovation são essenciais para qualquer empresa que quer se manter competitiva e se destacar no mercado. Meu intuito é que isso chegue em mais corporações, não somente no Brasil. Este será um de nossos desafios”, acrescenta Marina, que já tem em seu radar clientes da Colômbia.
Como tendência para o ano, ela aposta no aumento de interesse das grandes empresas pelas startups e por uma maior atenção ao tema ESG. “Ainda há muitas companhias que não sabem trabalhar com startups, ou se relacionam de uma maneira ainda pouco adequada. Quem ainda não interage com o ecossistema irá se aproximar. Quem já trabalha, por sua vez, será cobrado por se refinar e se desafiar mais, tornando esta agenda mais relevante, alinhada com a geração de valor, impacto positivo e transformação da sociedade. Estimular relações ganha-ganha entre corporações e o ecossistema empreendedor é fundamental para que ambos os lados possam crescer de forma consistente”, aposta.