Neste ano, cerca de 80% dos consumidores online pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday, de acordo com dados da E-bit/Buscapé. Sendo que, em 2014, o evento faturou, somente no Brasil, R$ 1,16 bilhão, aumento de 51% em relação à edição anterior. Ou seja, os números por si só já provam o quanto esse dia é importante para o calendário do varejo no País. Não por menos, por conta de sua magnitude, cada vez mais é essencial que as empresas estejam preparadas, uma vez que o público já não se contenta apenas com bons descontos. Para quem já tem conhecimento de tal situação e investe em uma estrutura melhor, com certeza obterá bons resultados. “É uma oportunidade de o lojista elevar suas vendas, além de conquistar um novo cliente e fidelizar os antigos”, analisa Rodrigo Borer, CEO da Buscapé Company. “Ainda mais num ano em que as vendas foram abaixo do esperado nos últimos meses, é mais uma data atrativa para chamar a atenção do consumidor e não perder para a concorrência.”
De fato, o grande interesse das pessoas em comprar algum item nessa edição é algo que pode marcar a Black Friday de 2015. Justamente, por conta dos problemas enfrentados durante o ano, o brasileiro deseja adquirir aqueles itens que esperou o ano inteiro para ter, apenas à procura da melhor oportunidade. Outro ponto importante é que o evento em si evoluiu muito desde a primeira vez que foi realizado, em 2010. Empresas têm oferecido informações mais claras e estão mais dispostas a realizar descontos verdadeiros, bem como os consumidores estão mais atentos a possíveis promoções fraudulentas.
Em prol desse novo momento, Borer conta que o Buscapé procura participar ajudando os compradores a realizarem suas pesquisas e compararem os preços. “O site terá uma homepage especial para a data, com uma seleção de ofertas de produtos imperdíveis, identificados com o ‘Selo Black Friday'”, detalha. Junto a isso, também será oferecido: alerta de preços, na qual a pessoa será avisada quando o produto tiver o valor reduzido; lista de desejos; avaliação de produtos por especialistas e usuários que já o compraram; e a consulta do histórico de preços nos últimos 30 dias. “E para marcar a data, o Buscapé também criou a ‘Promoção Black Friday’, que sorteará cinco prêmios em dinheiro, no valor de R$ 2 mil cada, para serem utilizados como o consumidor quiser”, completa o executivo.
Por mais que as ações sejam basicamente voltadas aos consumidores, também não deixam de ser benéficas às empresas. Uma vez que incentiva que procurem trabalhar em uma postura mais ética e estrutura e, assim, serem divulgadas pelo comparador de preços. O que ajuda na exposição da marca, sendo exposta a um público maior e passando a confiança de que oferece um serviço seguro no evento. Mas, independente disso, todas as empresas participantes devem se preparar. O CEO ressalta que o volume de acesso nos sites deverá crescer e, por isso, é preciso estar atento ao servidor, para que consiga suportar demanda. “Além disso, todo atendimento, desde a apresentação do site e das informações dos produtos, até o SAC e a entrega, deve ser bem executado, para que a empresa ganhe pontos com o consumidor e dessa maneira possa voltar para realizar mais compras”, finaliza.